Surfando em resultados

5 de setembro de 2022
Foto: Erico Hiller

Benjamin Quadros, CEO da BRQ Digital Solutions

O que o surfe e a transformação digital têm em comum? Se para muita gente a comparação pode causar estranheza, há quem veja nela um modelo de negócio. É o caso da BRQ Digital Solutions (@brqdigital), que oferece soluções digitais personalizadas para empresas dos mais diversos segmentos. “No mar e no mercado, nenhuma onda é igual a outra. O vento, a maré, as correntes… tudo influencia o modo como o surfista encara os desafios. E, antes de entrar no mar, ele escolhe a prancha, observa a praia, checa a previsão do tempo. Seguindo a mesma lógica, cada empresa tem uma realidade, tem um tipo de cliente, um desafio. Em cima da onda, ela entende a necessidade de estar preparada, com o parceiro certo. E é por isso que trabalhamos”, explica Benjamin Quadros, CEO da BRQ.

Atendendo mais de 150 empresas — de varejo, finanças, educação, seguros, automóveis, energia etc. — em oito países, a empresa vê sua onda da transformação digital dar resultados. Em uma grande varejista da América do Sul, por exemplo, o efeito foi de 40% de redução no custo do frete após a BRQ implementar uma plataforma digital de logística no e-commerce.

Já em uma das maiores cervejarias do mundo, houve 83% de assertividade na previsão de quebra de estoque e 100% de visibilidade na cadeia de logística após o trabalho da empresa comandada por Quadros. Os números, segundo o CEO, são consequência de um método de trabalho em que a empresa participa de todos os processos, do início ao fim.

“Quando você está no ciclo completo, você entende desde a necessidade daquela empresa até a implementação, monitoração e evolução da experiência. Você conecta toda a organização, todo o time, naquele valor que está entregando para o cliente do seu cliente”, diz. “Você cria times multidisciplinares que conseguem entregar soluções digitais de alto impacto.”

Novo posicionamento

Depois de 29 anos de operações, a empresa, que acredita estar em seu melhor momento, aposta em um novo posicionamento de marca e usa a analogia com o surfe para esclarecer o propósito que carrega: acelerar negócios com inteligência e tecnologia, assim como os ventos aceleram as ondas. “No passado, eu conversava com investidores e eles não entendiam a BRQ. Mas a transformação digital pegou todas as empresas, e hoje eles entendem que aceleramos negócios. Esse novo posicionamento vem para deixar isso um pouco mais simples”, afirma Quadros.

Na nova fase, a expansão internacional se torna o grande foco da empresa. A BRQ planeja colocar a operação nos EUA no centro da estratégia e torná-la protagonista de sua operação global. “O mercado norte-americano é 40 vezes maior que o brasileiro, e nós vimos uma oportunidade. Começamos as operações lá em 2008. Desde então, crescemos, e agora o momento é de acelerar com o pé no fundo.”

Hoje, a BRQ conta com 3.300 colaboradores que atuam em “anywhere office” para criar soluções e potencializar o processo de expansão. Entre os centros de excelência, estão design, mobile, advanced analytics, cloud, arquitetura de referência, data & automation, agile engineering e salesforce. A plataforma de serviços ainda tem parcerias estratégicas com líderes mundiais, como Google e AWS, que otimizam os serviços às empresas em todos os desafios. “É isso que chamamos de transformação digital: usar o digital para fazer uma transformação que antes não seria possível. Isso é acelerar negócios.”

*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.