Confira abaixo os Top 10 Creators 2022 de acordo com a Forbes USA:
Jimmy Donaldson
Total de seguidores: 162 milhões
Acrobacias como passar 50 horas enterrado vivo e tentar passar fome por 30 dias valem a pena quando rendem US$ 54 milhões (R$ 283 milhões) por ano. A previsível alta audiência de palhaçadas como essas explica por que Jimmy Donaldson, também conhecido como MrBeast, ganhou a maior parte de seu dinheiro com anúncios em seus vídeos do YouTube. MrBeast conquistou o primeiro lugar nesta lista não apenas porque está ganhando mais do que qualquer outra pessoa, mas também porque seu conceito de restaurante, MrBeast Burger, é um mecanismo verdadeiramente empreendedor para o youtuber monetizar sua fama.
Charli D’Amelio
Total de seguidores: 203,7 milhões
Em 2021, Charli D’Amelio, de 18 anos, foi a TikToker mais bem paga, ganhando US$ 17,5 milhões (R$ 91,72 milhões) com sua marca de roupas casuais Social Tourist (uma joint venture com Hollister e Dixie), Hulu mostra o D’Amelio Show e lida com marcas como Invisalign, Morphe e Dunkin’. Enquanto ainda publica vídeos de danças, D’Amelio também dedica grande parte de seu conteúdo a divulgar suas próprias marcas e parcerias. Uma grande parte disso é a D’Amelio Brands, empresa de produtos de consumo de sua família, que obteve uma avaliação de US$ 100 milhões (R$ 524,12 milhões).
Alexandra Cooper
Total de seguidores: 3,6 milhões
Falar sobre sexo – o dela, assim como o de amigos e celebridades – fez da ex-jogadora de futebol universitário Alexandra Cooper uma multimilionária. Cooper começou seu podcast focado em fornicação, “Call Her Daddy”, com sua ex-colega de quarto Sofia Franklyn. Depois que as duas ganharam popularidade, elas assinaram um contrato para produzir o podcast sob a Barstool Sports. Depois de se separar de Franklyn em 2020, Cooper assinou um acordo de US$ 60 milhões (R$ 317,47 milhões) para levar o podcast ao Spotify. Cooper virou riqueza, e o podcast é atualmente classificado como o nº 1 focado em mulheres no Spotify globalmente.
Elliot Tebele (FuckJerry)
Total de seguidores: 20,1 milhões
Lembra quando o conteúdo mais divertido da internet eram fotos com legendas engraçadas – também conhecidas como memes? Bem, esse tempo já se foi, mas o criador original de memes do mercado de massa FuckJerry, dirigido por Elliot Tebele, diversificou-se em jogos, tequila e televisão para se manter relevante. Está funcionando. O jogo de cartas da empresa, What Do You Meme, tornou-se um jogo de recreação familiar – atualmente é o 17º jogo de tabuleiro mais popular da Amazon. A tequila JAJA da empresa, comercializada como Casamigos, foi lançada em 2018 e é vendida em restaurantes e lojas de bebidas nos EUA.
Emma Chamberlain
Total de seguidores: 27,6 milhões
De todos os criadores desta lista, Emma Chamberlain tem uma das maiores taxas de engajamento, com quase 12% de seu público do Instagram engajado com seu conteúdo (isso é extremamente alto para alguém com 15 milhões de seguidores). Chamberlain, que abandonou o ensino médio antes mesmo de provar a fama, é conhecida por sua sagacidade e humor inexpressivo, que ajudaram a torná-la uma vlogger popular. Ela também é a fundadora da Chamberlain Coffee, uma marca premium de café e chá que vende uma tonelada de mercadorias e levantou uma série A de US$ 7 milhões (R$ 36,69 milhões). Ela também fez um grande acordo com a Louis Vuitton.
Huda Kattan
Total de Seguidores: 63M
Crescendo em Oklahoma City, de pais nascidos no Iraque em um bairro batista majoritariamente branco, Huda Kattan foi frequentemente intimidada por sua etnia. Aos 12 anos, ela começou a usar maquiagem pesada como conforto. “Sempre me senti uma desajustada”, disse Kattan à Forbes em 2018. “Mesmo agora, ainda luto um pouco com isso. E acho que é isso que provavelmente me motiva tanto.” Ela é uma das primeiras criadoras desta lista quando iniciou seu blog de beleza em 2010. Isso levou a então financista a começar a reservar clientes e, eventualmente, iniciar sua própria linha de cosméticos, Huda Beauty, lançando com cílios postiços. A marca se expandiu para produtos para a pele e todos os tipos de cosméticos, vendendo diretamente ao consumidor e em lojas como a Sephora em todo o mundo, ajudando Kattan a atingir um patrimônio líquido de US $ 400 milhões (R$ 2 bilhões), tornando-a uma das mulheres mais ricas do mundo.
Rhett James McLaughlin e Link Neal (Rhett e Link)
Total de seguidores: 11,8 milhões
McLaughlin e Link se conheceram em 1984 durante a detenção da primeira série depois de escreverem palavrões em suas mesas e mais tarde fizeram esquetes cômicos na escola primária. Agora, os graduados da North Carolina State University entregam comédias para cerca de 5 milhões de fãs do YouTube. Os dois entraram na lista de estrelas mais bem pagas do YouTube da Forbes em 2022, ganhando US$ 30 milhões (R$ 157,24 milhões) em mercadorias, aparições em festivais e shows solo, vendas de músicas e endossos. Eles também iniciaram seu próprio fundo acelerador de US$ 5 milhões (R$ 26,21 milhões) para impulsionar as carreiras de outros criadores.
Khaby Lame
Total de seguidores: 231,4 milhões
Com mais de 146 milhões de seguidores no TikTok, Khaby Lame é agora o TikToker mais seguido no mundo (ele superou Charli D’Amelio em junho). O homenageado da Forbes 30 Under 30 Europe de 2022 cria esquetes de comédia que zombam de “truques de vida” excessivamente complicados – tudo sem dizer uma palavra. Antes de se estabelecer online, Lame perdeu o emprego como operário na Itália no início da pandemia. Agora, aos 22 anos, o criador está se tornando o rosto da Web3, assinando um contrato com a exchange de criptomoedas Binance em julho de 2022. Ele também fechou parcerias com o clube de futebol PSG e a casa de moda Hugo Boss. Ao todo, Lame faturou US$ 10 milhões (R$ 52,41 milhões) em 2021, estima a Forbes.
Addison Rae Easterling
Total de seguidores: 133 milhões
Crescendo em um trailer em Lafayette, Louisiana, Addison Rae Easterling nunca esperava obter 88 milhões de seguidores do TikTok e faturar mais de US $ 27 milhões (R$ 141,51 milhões). Mas treinada como uma dançarina competitiva, a habilidade de Easterling de dar vida a uma música com suas próprias versões de popping, lock and drop, fez dela um acompanhamento divertido para pessoas ao redor do mundo. Enquanto outros TikTokers têm recursos multiplataforma, Easterling é uma grande dama. Ela conseguiu parcerias com Pandora, Vital Proteins, American Eagle e um acordo multimilionário com a Netflix. Ela também é fundadora da linha de cosméticos Item Beauty, que vende diretamente ao consumidor e via Sephora.
Jake Paul
Total de seguidores: 57,3 milhões
Jake Paul fez milhões mudando de brincalhão para pugilista. Paul – que começou com espetáculos controversos no YouTube, como comer IcyHot e jogar balões de água em mulheres – agora ganha a maior parte de seu dinheiro como boxeador. O falastrão Paul usa seu alcance social para criar hype e drama, em torno de suas lutas de boxe e MMA, que ele transmite para seus 20,4 milhões de assinantes – convertendo globos oculares em enormes mercadorias e dólares em publicidade.