Por que o Grupo Boticário unificou as áreas de Gente e Tecnologia?

29 de setembro de 2022

Daniel Knopfholz: “Unir os times de Gente e Tecnologia em uma única vice-presidência é mais um passo fundamental para colocarmos ainda mais as pessoas no centro da transformação digital”

O Grupo Boticário anunciou, recentemente, que Daniel Knopfholz, então VP da companhia, assumiu as áreas de Tecnologia e Inovação e Gente. O movimento, de acordo com a empresa, consolida a estratégia iniciada há mais de dois anos para potencializar a sua transformação digital a partir da integração das áreas, alteração da estrutura organizacional e descentralização da tomada de decisão.

Com uma trajetória de mais de 20 anos no Grupo Boticário, iniciada justamente na área de Gente, Daniel Knopfholz já foi head de Eudora, uma das marcas de consumo do Grupo, diretor da área de Tecnologia e desde 2021 ocupava a cadeira de Vice-Presidente da empresa.

“Desenvolver nossa equipe, gerar oportunidades e colocá-las no centro da transformação digital gera resultados para o Grupo Boticário e um ambiente de trabalho incrível e pujante. Unificar as áreas de Tecnologia e de Gente, portanto, torna a nossa gestão cada vez mais digital e humana”, diz Daniel Knopfholz que, em entrevista à Forbes Brasil, fala sobre essa nova fase.

Leia mais: O Boticário lança campeonato de games com foco no cenário feminino

Forbes Brasil – O que levou a empresa a decidir por essa junção de Gente e Tecnologia?
Daniel Knopfholz – Há mais de dois anos, iniciamos uma estratégia de aceleração e integração das áreas do Grupo Boticário, assim como modificamos a nossa estrutura organizacional e descentralizamos a tomada de decisões. Dessa forma, unir os times de Gente e Tecnologia em uma única vice-presidência é mais um passo fundamental para colocarmos as pessoas no centro da transformação digital que queremos e esperamos para o nosso ecossistema. Assim, tornamos a nossa gestão mais digital e humana, ao passo que oferecermos um ambiente de trabalho ainda mais colaborativo, inovador e pujante. Queremos tornar a tecnologia mais humana e as pessoas mais “tech”.

FB – Qual a relação das duas áreas?
Daniel – Embora pode não ser óbvio, Gente e Tech são áreas complementares. Pois, não adianta implementarmos os sistemas e códigos mais modernos, se não tivermos a participação, confiança e engajamento do nosso time para direcionarmos a estratégia na direção correta. A maturidade digital que alcançamos nos últimos anos é resultado do esforço e dedicação das nossas pessoas. A implementação dos novos modelos de trabalho (híbrido, remoto e presencial) é um dos grandes exemplos de como tecnologia e pessoas são complementares e importantes um para o outro dentro do Grupo. Somos mais de 12 mil colaboradores e o nosso desafio era conciliar diferentes modos de trabalho a variados ofícios, possibilitando que as pessoas trabalhassem em um dos modelos estabelecidos com a estrutura necessária, desde equipamentos, orientações até criação de novos canais oficiais de comunicação.

Leia mais: Grupo Boticário inaugura hub de tecnologia e inovação em Portugal

FB – Qual a dimensão no grupo das posições de tecnologia?
Daniel – Hoje, somamos quase 13 mil colaboradores em todo o país, sendo que 2 mil deles são apenas da vice-presidência de tech – nos últimos anos éramos 200 pessoas. Esses dados tech são um dos exemplos de como as áreas de tecnologia e gente estão cada vez mais integradas quando ambas são core do negócio da empresa. Sem as pessoas não alcançamos nossos resultados e geramos valor, ao passo que, hoje, sem a tecnologia não desenvolvemos soluções, serviços e produtos encantadores. Por isso, posso dizer que conectar Tech e Gente é um casamento promissor, pois um já não vive mais sem o outro.

FB – Quais as principais pautas dessa área?
Daniel – Como comentei, queremos que as pessoas sejam mais tech e que a tecnologia seja mais humana. Essa é, portanto, uma das principais pautas da nova vice-presidência de Tecnologia e Gente. Também temos o objetivo fortalecer as iniciativas e projetos voltados para o desenvolvimento e capacitação dos nossos colaboradores, tendo a tecnologia e o uso de dados como grandes aliados, garantindo que a inovação e a digitalização contribuam para potencializar a jornada das nossas pessoas a fim de alcançarmos a transformação digital que esperamos para o nosso ecossistema.