Desenvolvedoras se unem para barrar comunicação violenta nos games

2 de dezembro de 2022

League of Legends, um dos principais jogos da Riot

Um dos grandes desafios atuais da indústria de games, que deve movimentar anualmente mais de US$ 300 bilhões até 2030, é o conteúdo nocivo encontrado nos chats dos jogos. Como forma de lidar com essa comunicação e combater preconceito, discurso de ódio e outros tipos de violência, a Ubisoft e a Riot Games, duas das maiores publishers do mundo estão criando o Zero Harm in Comms, um projeto que se propõe, por meio do uso de inteligência artificial, identificar e evitar interações e comunicações indevidas entre os jogadores.

As duas empresas são da Play Alliance, iniciativa que defende a criação de experiências online seguras e significativas nos jogos por meio de ações coletivas e compartilhamento de conhecimento.

“Comportamentos prejudiciais são um problema sério para nós, mas essa também é uma questão difícil de ser resolvida. Na Ubisoft, temos trabalhado em medidas concretas para garantir experiências seguras e divertidas, mas acreditamos que, com uma união da indústria de jogos, seremos mais capazes de abordar esse problema”, comentou Yves Jacquier, Diretor Executivo da Ubisoft. “Por meio dessa parceria tecnológica com a Riot Games, exploraremos medidas melhores para evitar a toxicidade nos jogos, já que somos os desenvolvedores desses ambientes com uma ligação direta com nossas comunidades.”

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“O comportamento inadequado não é um problema exclusivo dos jogos. Toda empresa com uma plataforma social online está trabalhando para lidar com esse espaço tão desafiador. É por isso que estamos comprometidos em trabalhar com parceiros da indústria, como a Ubisoft, que acreditam ser possível criar comunidades seguras e incentivar experiências positivas em espaços virtuais”, comentou Wesley Kerr, Líder de Pesquisa Tecnológica da Riot Games. “Esse projeto é apenas um exemplo do nosso comprometimento e de um trabalho maior que estamos realizando para desenvolver sistemas na Riot que criem interações mais saudáveis, seguras e inclusivas em nossos jogos.”

Ainda em fase inicial, o “Zero Harm in Comms” é o primeiro passo de um projeto interprofissional que visa beneficiar toda a comunidade de jogadores futuramente. Como parte da primeira exploração da pesquisa, a Ubisoft e a Riot estão comprometidas a compartilhar os aprendizados da fase inicial desse experimento com toda a indústria em 2023, independentemente do resultado.