As 10 missões espaciais mais emocionantes para assistir em 2023

16 de janeiro de 2023
NASA/JPL-CALTECH/ASU

Retrato do asteroide Psyche de 226 quilômetros de largura, que fica no cinturão principal de asteroides entre Marte e Júpiter

Após o lançamento do Telescópio Espacial James Webb, no final de 2021, e Artemis I, em 2022, nos próximos 12 meses poderemos ver a nossa Lua, as luas de Júpiter, Vênus, asteróides bizarros e alguns voos de teste marcantes e emocionantes em missões pontuais.

Pensando nisso, a Forbes listou tudo o que você precisa saber sobre exploração espacial, missões da Nasa e muito mais em 2023, classificado em ordem de entusiasmo.

1. O retorno à Terra de OSIRIS-REx

Quando: 24 de setembro de 2023

Lembra-se de quando a Nasa pousou em um asteroide em 2020? A primeira espaçonave de retorno de amostras de asteroides da agência, a OSIRIS-REx, desde então está em uma trajetória em direção à Terra e ainda este ano entregará uma amostra do asteroide Bennu. Ela está programada para entrar na atmosfera da Terra e pousar de paraquedas no Campo de Teste e Treinamento de Utah da Força Aérea dos Estados Unidos.

2. A missão do asteróide Psyche da NASA

Quando: 10 de outubro de 2023

A Nasa quer um close-up de um dos asteroides mais intrigantes e possivelmente um dos mais valiosos que conhecemos, o 16 Psyche. Após problemas de software atrasarem a missão, agora está definido que irá para o céu um foguete SpaceX Falcon Heavy, durante uma missão espacial robótica de classe Discovery de baixo custo para descobrir se ele realmente é feito de ferro e níquel.

O orbitador deve chegar a Psyche em agosto de 2029 – um tempo depois de 2023, que seria quando chegaria se tivesse sido lançado em 2022 – para começar pelo menos 21 meses em órbita mapeando e estudando as propriedades do asteroide.

3. Nova missão da Europa a Júpiter

Quando: 5 a 25 de abril de 2023

A missão JUpiter ICy moons Explorer (JUICE) da Agência Espacial Europeia está programada para ser lançada em 2023 e chegar ao Sistema Joviano em 2030. Levará então três anos e meio para examinar as luas de Júpiter Ganimedes, Europa e Calisto.

4. Teste de voo orbital da nave estelar da SpaceX

Quando: primeiro trimestre de 2023

Cerca de 100 lançamentos estão planejados pela SpaceX em 2023, mas será que um deles será da Starship? O tão esperado voo orbital inaugural da Starship – um pouco mais alto que o foguete Saturn V usado pela Nasa para seus pousos na Apollo Moon nas décadas de 1960 e 1970 – pode acontecer no primeiro trimestre de 2023.

5. Voo de teste orbital da Blue Origin do foguete ‘New Glenn’

Quando: primeiro trimestre de 2023

Um foguete reutilizável de classe orbital que dará à Blue Origin o mesmo alcance que a SpaceX, New Glenn pode fazer um teste de voo orbital em 2023. No entanto, pode ser facilmente adiado até 2024. Se bem-sucedido, daria luz verde ao núcleo da Amazon. O Projeto Kuiper planeja lançar mais de 3 mil satélites.

6. Missão Peregrine da Astrobotic à superfície lunar

Quando: primeiro trimestre de 2023

Embora a missão da Astrobotic à Lua seja empolgante por si só, este também é o lançamento da Peregrine Mission 1, que será observado de perto por aqueles da indústria espacial. Será o primeiro voo espacial do novo foguete Vulcan Centaur da United Launch Alliance que, embora não seja tão grande quanto o agora comprovado Sistema de Lançamento Espacial (SLS) da NASA, e a ainda não testada Starship da SpaceX, está destinado a ser uma grande jogadora entre os pesados.

>> Leia também: NASA planeja que humanos vivam na Lua ainda nesta década

Primeira missão espacial comercial da Nasa à Lua, Peregrine Mission 1 levará cargas científicas e outras para a Lua, incluindo o rover Iris — o primeiro rover norte-americano e desenvolvido por estudantes a pousar na Lua.

7. Sonda ‘Venus Life Finder’ do Rocket Lab

Quando: maio de 2023

A primeira missão privada ao planeta irmão da Terra mais quente pode acontecer este ano. Um plano ousado para inserir uma sonda na atmosfera de Vênus para procurar condições habitáveis ​​e sinais de vida na camada de nuvens do planeta, o Venus Life Finder (VLF) será lançado no foguete Electron do Rocket Lab, da Nova Zelândia, para chegada em outubro de 2023.

No entanto, esta será uma missão curta, com a sonda passando apenas cinco minutos nas camadas de nuvens de Vênus, cerca de 48 a 60 km acima da superfície. A próxima janela de lançamento após maio de 2023 é janeiro de 2025.

8. Rover lunar Chandrayaan-3 da Índia

Quando: junho de 2023

As missões Chandrayaan (“mooncraft”) da Índia para a Lua estão de volta. Depois de encontrar água na Lua com o Chandrayaan-1 de 2008, o Chandrayaan-2 caiu na Lua em 2019. O Chandrayaan-03 é uma missão repetida que vê um lander e um rover enviados para pousar na bacia de Aitken, no pólo sul da Lua.

A Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO) planeja lançar o Chandrayaan-3 em meados de 2023 do Centro Espacial Satish Dhawan (SDSC) em Andhra Pradesh. Está programado para custar menos de US$ 100 milhões.

9. Módulo lunar da Intuitive Machines

Quando: março de 2023

Com lançamento previsto para um SpaceX Falcon 9 de Cabo Canaveral está a IM-1, uma missão de 14 dias que verá o pouso da sonda Nova-C perto de um túnel de lava desmoronado em Lacus Mortis (o “Lago da Morte”), uma grande cratera no Oceano de Tempestades da Lua.

Parte do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS) da Nasa, é projetado pela empresa privada Intuitive Machines. O IM-1 também testará um sistema de pouso de precisão.

10. Voo de teste da Tripulação Starliner da Boeing (CFT)

Quando: abril de 2023

A Nasa transferiu com sucesso suas funções de órbita da Terra para a SpaceX e sua cápsula Crew Dragon, mas isso é apenas metade da história. A Boeing e sua espaçonave Starliner têm o mesmo acordo com a Nasa, mas só podem entrar em operação quando um voo de teste tripulado for bem-sucedido.

Depois de alguns problemas técnicos durante suas últimas tentativas, a Boeing voou com sucesso sua cápsula CST-100 Starliner não tripulada para a Estação Espacial Internacional (ISS) em 19 de maio de 2022. Em breve será a vez dos astronautas da Nasa Barry Wilmore e Suni Williams voarem para a ISS nesta missão.