Veja por que o Twitter Blue é uma completa perda de tempo

20 de janeiro de 2023
Getty Images

A administração do Twitter anunciou a introdução de um novo rótulo de verificação para substituir o cheque azul anteriormente dado apenas a contas verificadas.

Comecei me sentindo esperançoso. Depois de usar o Twitter desde os primeiros dias, tuitando em um ritmo frenético nos primeiros anos e ainda com bastante frequência, fiquei curioso para assinar o novo serviço Twitter Blue por US$ 8 (R$ 41) por mês (se você usar a web para pagar pela atualização) ofereceria valor real.

O serviço é polêmico porque, no passado, o Twitter Blue era uma medalha de honra para influenciadores e pessoas com muitos seguidores. Antes não era tão fácil ganhar esse selo, mas agora você só precisa pagar uma taxa mensal.

Escrevo sobre mídia social, mas nunca paguei para adquirir seguidores (nem paguei ninguém para aumentar minha contagem de seguidores). Tento usar o serviço como um usuário normal faria porque quero experimentá-lo sem nenhuma vantagem. Depois que o Twitter Blue foi lançado como um serviço pago, ele se tornou disponível para qualquer pessoa e decidi experimentá-lo.

LEIA MAIS: Twitter lança plano de assinatura anual

Eu tinha lido sobre algumas das vantagens do assinante pago . O que me chamou a atenção foram as “respostas prioritárias”, o que, na minha opinião, significa que sua resposta aos tweets será postada mais alto no tópico, o que é verdade. Isso também implicaria que essas respostas de perfil mais alto levariam a mais seguidores. Não posso dizer depois do meu teste que ter respostas de classificação mais alta ajudou a ganhar novos seguidores. Não posso dizer que realmente mudou alguma coisa .

Outras vantagens incluem a capacidade de editar um tweet e postar vídeos mais longos. O crachá oferece aos seguidores algumas garantias sobre se você é uma pessoa real ou não (já que os bots não têm cartões de crédito… geralmente). Parecia bom e gostei que Elon Musk, que ainda está no comando do Twitter, esteja pelo menos tentando gerar alguma receita com o serviço.

Infelizmente, isso me lembra um pouco Truth Social . Esse serviço também não oferece valor perceptível e é apenas uma maneira de os acólitos de Trump compartilharem novamente o mesmo conteúdo entre si. Não sei por que alguém pagaria por complementos.

O Twitter Blue realmente não vale o custo. Não notei nenhuma diferença em termos de novos seguidores ou mesmo mais interação. Editei um tweet durante meu período de teste, mas é muito fácil excluir um tweet e começar de novo. Como sou usuário do Twitter desde o início, me treinei para procurar erros de digitação e garantir que meus tweets não tenham problemas, portanto, editar tweets não é grande coisa.

LEIA MAIS: Promessa de Musk, Twitter lança selo de verificação por US$ 8 ao mês

Também não precisei enviar nenhum vídeo longo. Não sei por que faria isso. No mínimo, eu postaria um link para um vídeo do YouTube ou algo no Vimeo. O Twitter Blue deve ser um símbolo de status e ajudar as pessoas a encontrar seus tweets em pesquisas com mais rapidez e facilidade. Não notei nenhuma diferença no número de visualizações em um tweet e até me perguntei se elas diminuíram no último mês. Se ter minhas respostas com classificação mais alta significa que mais pessoas olham para meus próprios tweets, isso não parecia importar.

Há algo peculiar em se inscrever em um serviço que não tem valor. Depois de usá-lo por cerca de um mês, agora vejo o próprio Twitter como menos valioso. Quando você entrega dinheiro vivo, espera um retorno sobre o investimento. É como um programa de fidelidade onde você ganha algumas vantagens aqui e ali, mas o objetivo real é incentivá-lo a comprar mais coisas. Exceto que – o Twitter Blue nem mesmo recompensa você com uma xícara de café grátis. No final, você se sente um pouco enganado e acha que o programa de fidelidade é mais uma farsa do que qualquer coisa – uma maneira de mantê-lo viciado. E os programas de fidelidade são gratuitos. Comecei a me perguntar se a mídia social tem valor suficiente em geral para pagar por serviços extras.

Após essas últimas semanas de testes, ainda acho que deve haver uma maneira de aumentar a receita. Tem que haver algo que o Twitter possa oferecer que forneça valor e valha a pena pagar, embora agora eu não tenha tanta certeza do que seria.

Achei que o Twitter Blue significaria que mais pessoas veriam meus tweets, mas não parece ser o caso. Mais do que tudo, é apenas uma perda de tempo.