O levantamento mostra que apesar de ser um tema que está em voga, 58% dos brasileiros já ouviram falar sobre metaverso. Nos outros países latinos, essa porcentagem é ainda menor, sendo 38% na Argentina, 41% na Colômbia e 45% no México. Mesmo entre os que já estão inteirados sobre esse universo virtual, ainda não imaginam o que essa tecnologia trará de impacto nos próximos cinco anos. Vinte oito por cento dos argentinos não acreditam que serão impactados pelo metaverso. Isso acontece também com 21% dos colombianos e mexicanos. Já no Brasil, apenas 19% têm essa mesma percepção. Para 7% dos colombianos e mexicanos, essa tecnologia não impactará em nada, sendo assim também para 11% dos argentinos e 8% dos brasileiros.
Leia mais: Roupas e acessórios são os principais itens de desejo no metaverso
Na pesquisa, 78% dos brasileiros avaliam bem o próprio acesso domiciliar de internet, enquanto 69% dos argentinos, 67% dos colombianos e 70% dos mexicanos acham o mesmo. Fora isso, os equipamentos tecnológicos que são necessários para “viver” nesse universo virtual ainda não são tão acessíveis assim. Apenas 6% dos mexicanos e brasileiros e 5% dos argentinos e colombianos têm óculos de realidade virtual.
“Embora o metaverso seja uma aposta frequente das marcas e presença certa nos reports de inovação, há um gap entre especulação e realidade. Mesmo quando falamos com jovens nativos digitais, fica claro que, apesar de abraçarem bem as promessas digitais, ainda possuem barreiras de estrutura. Não há clareza da proposta de valor do metaverso. Onde ele melhora a vida? Para além do universo dos games, eles não conseguem avançar muito nesse imaginário”, finaliza Marina.