Pentágono divulga foto de balão chinês tirada de avião espião U-2

24 de fevereiro de 2023
Divulgação/Pentágono

Piloto da Força Aérea dos EUA monitora balão de vigilância chinês enquanto ele paira sobre o continente central dos Estados Unidos em 3 de fevereiro de 2023.

O Pentágono divulgou uma foto de alta resolução do balão espião chinês que foi abatido sobre o Oceano Atlântico no dia 4 de fevereiro, depois de navegar sobre o território dos Estados Unidos. Anteriormente, uma foto tirada pelo piloto do U-2, em baixa resolução, circulou em blogs de segurança nacional.

Leia mais: Arrebentar o balão espião chinês foi mais difícil do que você pensa

A foto recém-divulgada foi tirada em 3 de fevereiro, de acordo com o canal de distribuição de mídia do Departamento de Defesa dos EUA, conhecido como DVIDS, apenas um dia antes de o balão ser abatido. Essa linha do tempo provavelmente teria colocado o balão em algum lugar entre Kansas e a Carolina do Norte.

O balão pode ser visto ao lado da asa direita do U-2 e nos mostra uma visão melhor dos painéis solares, que provavelmente eram o combustível do veículo voador. As fotos anteriores mostravam apenas o balão do ponto de vista do solo.

O balão espião chinês foi um dos quatro objetos abatidos sobre os EUA e o Canadá durante um período de duas semanas de intenso interesse nos céus. Outros objetos foram abatidos no norte do Alasca, em Yukon, no Canadá, e sobre o Lago Huron, perto de Michigan. Mas acredita-se amplamente, e até mesmo reconhecido pela Casa Branca, que os últimos três objetos derrubados provavelmente eram balões meteorológicos.

Leia mais: Aliens não estão por trás de incidentes com balões, diz Casa Branca

Um dos balões sobre o território de Yukon corresponde à descrição e localização do balão de um clube de hobby, de acordo com um relatório da Aviation Week. A Northern Illinois Bottlecap Balloon Brigade, que voa com balões para rastrear diferentes padrões climáticos, era a provável proprietária do balão que foi abatido sobre o Canadá. Mas provavelmente nunca saberemos com certeza. A busca pelos três balões foi cancelada. Apenas o balão espião chinês ainda está sendo analisado pelo FBI e, presumivelmente, pelas agências de inteligência dos EUA.

*Matt Novak é repórter da FOIA e fundador do Paleofuture.com, escrevendo notícias e opiniões sobre todos os aspectos da tecnologia.

(Traduzido por Andressa Barbosa)