Pensando nessa linha tênue, a Suprema Corte ouvirá argumentos sobre dois processos contra o YouTube e o Twitter nos próximos dias.
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O segundo culpa o Twitter por seu papel no ataque terrorista de 2017, que aconteceu na Turquia.
O primeiro caso questiona se o YouTube pode ser responsabilizado pelas recomendações que faz, sob a Seção 230 da Lei de Decência nas Comunicações de 1996, que protege plataformas de mídia social de responsabilidade legal, dizendo que elas não são responsáveis por conteúdos postados por terceiros em sua plataforma.
Empresas de tecnologia, incluindo Google, Meta, Twitter, Microsoft e outras, argumentaram em documentos que uma decisão judicial dizendo que o YouTube pode ser responsabilizado teria consequências desastrosas, resultando em restrições amplas de qualquer conteúdo que poderia possivelmente ser considerado legalmente censurável – ou adotando a abordagem oposta e deixando tudo sem filtragem de conteúdo.
O caso do Twitter, que também envolve o Facebook e o Google, não diz respeito à Seção 230, mas questiona se as empresas de mídia social podem ser responsabilizadas sob a Lei Antiterrorismo, que permite ações judiciais contra qualquer pessoa que “ajuda e incita” um ato de terrorismo internacional.
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Depois que um tribunal concluiu que apenas saber que terroristas estavam entre os usuários seria motivo suficiente para uma ação judicial, o Twitter argumentou que a decisão também resultaria em uma “responsabilidade particularmente ampla” para empresas de mídia social, e o Facebook e o Google sugeriram que isso poderia se estender a outras organizações que podem ter que trabalhar, mesmo indiretamente, com terroristas, incluindo grupos humanitários que prestam serviços em países como a Síria.
“As previsões de que uma decisão específica deste Tribunal terá consequências terríveis são fáceis de fazer, mas muitas vezes difíceis de avaliar”, argumentaram os peticionários, observando que, embora as empresas de mídia social ainda tenham outras salvaguardas legais para protegê-las, como a Primeira Emenda, não há como negar que os materiais promovidos em sites de mídia social de fato causaram sérios danos.
A administração Biden argumentou que a Suprema Corte deveria restringir o escopo da Seção 230 para tornar mais fácil processar plataformas de mídia social, alertando contra uma “leitura excessivamente ampla” do estatuto que poderia “minar a importância de outros estatutos federais”.
A Casa Branca argumentou que a Seção 230 não protege o YouTube de ações judiciais contra recomendações prejudiciais feitas por seu algoritmo, uma vez que suas recomendações são criadas pela empresa e não por conteúdo de terceiros.
As decisões nos dois casos chegarão com o recesso da Suprema Corte, no final de junho ou início de julho. Também é possível que o tribunal não emita uma decisão abrangente sobre quando as empresas de mídia social podem ser responsabilizadas de acordo com a Seção 230. O Google argumentou que se o tribunal rejeitar o caso do Twitter dizendo que a família da vítima não tinha motivos para processar, poderia também rejeitar o caso do Google pelos mesmos motivos sem entrar na Seção 230.
O caso do Google chega à Suprema Corte depois que os tribunais distritais e de apelação ficaram do lado da plataforma de mídia social, determinando que ela é protegida pela Seção 230 e não pode ser processada.
O caso foi ouvido junto com o do Twitter perante o Tribunal de Apelações do Nono Circuito, mas o tribunal decidiu contra as plataformas de mídia social no caso do Twitter, sustentando que Twitter, Facebook e Google poderiam ser responsabilizados sob as leis antiterrorismo mesmo uma vez que manteve separadamente as proteções da Seção 230.