O que levou o Google a desistir do Google Glass?

20 de março de 2023

Sergey Brin, cofundador do Google, apresentando uma das versões do Google Glass

O Google descontinuou uma linha importante do Google Glass, uma de suas principais inovações recentes e um sinônimo de tecnologia imersiva: o Google Glass. O serviço descontinuado, mais especificamente, é o Glass Enterprise Edition, que é oferecido a empresas e geralmente aplicado em dinâmicas industriais e de design.

De acordo com o Google, os equipamentos vão funcionar depois de setembro, no entanto, não terão mais o suporte de fábrica. Lançado em 2013, o Google Glass foi a grande aposta do Google em AR. Até 2017, o foco era totalmente para o consumidor final, porém, a partir deste ano, o Google lançou a versão Glass Enterprise Edition, com o objetivo de melhorar dinâmicas de trabalho como engenharia e design, por exemplo.

Leia mais: Google Glass balança até mundo de óculos de luxo

Dois anos depois, foi lançada uma nova atualização. O motivo do fim do device, segundo o Google, seriam novos testes relacionados a outro tipo de equipamento de nova geração. Porém, a empresa não deu mais detalhes sobre o projeto.

Em 2017, a empresa substituiu os óculos pela versão Glass Enterprise Edition, focada em melhorar o desempenho de trabalhadores por meio da realidade aumentada.  Dois anos depois, a empresa lançou uma versão atualizada. Sem dar mais detalhes, o Google destacou que trabalha em um novo projeto de óculos imersivo avançado.