Com investimentos e aquisições, Atari tenta voltar ao jogo da indústria gamer

21 de abril de 2023

HardBall é um dos jogos clássicos que a Atari comprou

Referência de games nas décadas de 1970, 1980 e 1990, a Atari se movimenta para voltar ao jogo da indústria gamer. Após ter comprado, em março, o estúdio Nightidive, dono de jogos clássicos, a empresa anunciou, nesta semana, a aquisição de mais de 100 jogos das décadas de 1980 e 1990.

Entre os títulos estão HardBall, Demolition Force, 1942: Pacific Air War e Bubsy. O objetivo da Atari é recolocar esses games no mercado e ampliando a presença digital desses clássicos. Muitos deles, fizeram parte da indústria da empresa, criada em 1972 e que se tornou uma referência no mundo dos games.

“Reinventar antigos clássicos, reimaginar histórias e desenvolver narrativas totalmente novas inspiradas pelos games que definiram o curso de toda uma indústria”, disse a empresa, em comunicado.

Leia também:

O que faz do Brasil um mercado estratégico para os games?

O Brasil é o maior mercado de games da América Latina com uma receita estimada de R$ 11 bilhões em 2022 e um crescimento de 6% previsto para 2023, segundo a consultoria Newzoo, além disso, o país é destaque no consumo, mas também na contratação de profissionais especializados para a indústria.

De acordo com a nova edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), divulgada pelo SX Group e Go Gamers, em parceria com a Blend New Research e ESPM, 58,3% dos gamers acreditam que o setor de jogos eletrônicos no país oferece boas oportunidades de carreira.

De acordo com o estudo, 24,8% afirmam ter gasto até R$ 100,00 e 29,2% gastaram entre R$ 101,00 à R$ 500,00 com jogos no ano passado; 12,7% gastaram entre R$ 501,00 até R$ 1.000,00 e 12,9% que gastaram mais de R$ 1.000,00. Há um recorte de 20,4% que não gastou com jogos. Mas isso não significa que esta última parcela não jogue. Com a grande variedade de jogos gratuitos para jogar disponíveis no mercado, a PGB 2023 constata que 39% dos gamers preferem baixar apenas jogos deste tipo.

O público gamer brasileiro também dedica parte de seus gastos com outros formatos de conteúdo pago dos jogos, como moedas virtuais (31,2%); expansões de jogos (29,6%) e itens de melhoria (27,5%), mas 31,8% afirmam não gastar com nenhuma opção. A grande maioria (42,8%) também não paga por serviços online ante ao público assinante do Xbox Game Pass (21,2%) e PlayStation Plus (20,6%), por exemplo.

 

Veja as maiores bilheterias das adaptações de videogames:

1. Super Mario Bros. O Filme (2023) - US$ 830 milhões O filme Super Mario Bros. é atualmente a maior bilheteria de 2023, lucrando o total de US$ 678 milhões em menos de um mês após o lançamento. Apesar do grande sucesso nas telas dos cinemas, a avaliação no site Rotten Tomatoes é de 54% de aprovação e alguns críticos de cinema avaliaram o filme como “raso”.more
2. Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos (2016) - US$ 439,0 milhões O filme Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos, lançado em 2016, é uma adaptação fiel do jogo Warcraft: Orcs & Humans, lançado no ano de 1994. O filme foi realizado em uma parceria entre a Legendary Pictures e a desenvolvedora de jogos Blizzard e custou em torno de US$ 150 milhões para ser produzido. Porém, os produtores obtiveram um resultado inesperado sem conquistar o público em geral e agradando somente aos fãs do videogame.more
3. Detective Pikachu (2019) - US$ 433,2 milhões O filme é inspirado no jogo homônimo lançado em 2016 pela Nintendo, portanto não segue fielmente tudo o que acontece no videogame. O filme agradou o público de diferentes faixas etárias e os críticos ficaram impressionados com o resultado final, no site Rotten Tomatoes teve 79% de aprovação e arrecadou cerca de US$ 400 milhões.more
4. Uncharted: Fora do Mapa (2022) - US$ 401,7 milhões Uncharted é a uma das séries de jogos de maior sucesso dentro da mais recente geração do Playstation, com isso, o filme Uncharted: Fora do Mapa, estrelado por Tom Holland, causou muita expectativa por parte do público pois este seria o primeiro trabalho do ator depois do último filme do Homem–Aranha. O filme foi uma grande surpresa em 2022 e teve 90% de aprovação no site Rotten Tomatoes.more
5. Angry Birds: O Filme (2016) - US$ 352,3 milhões Angry Birds: O Filme não foi tão aclamado pela crítica. Porém, a adaptação do jogo mobile lançado pela empresa finlandesa Rovio rendeu uma boa bilheteria para os produtores do longa-metragem a ponto de produzir a sequência Angry Birds 2: O Filme, lançada em 2019.more
6. Resident Evil: O Capítulo Final (2016) - US$ 312,2 milhões O último filme da série Resident Evil é rodeado de polêmicas, como por exemplo, o vazamento detalhado do roteiro do filme logo após o fim das gravações. A história revisitou alguns fatos vistos anteriormente durante a saga, mas não conquistou o público como o esperado pelos produtores, tanto que no site Rotten Tomatoes teve 47% de aprovação do público.more
7. Sonic: O Filme (2020) - US$ 306,8 milhões Antes mesmo de ser lançado, Sonic: O Filme gerou polêmicas pois no trailer de divulgação o personagem principal aparecia com uma imagem mais realista, o que descaracterizou o personagem. A Paramount Pictures alterou as características do personagem, mas a expectativa do público diminuiu drasticamente. Apesar disso, o filme teve aprovação de 93% no site Rotten Tomatoes e garantiu uma sequência com Sonic: O Filme 2, lançado em 2022, e Sonic: O Filme 3, com previsão de lançamento para dezembro de 2024.more