Quando a BBC perguntou a Musk se ele estava preocupado com a disseminação de desinformação na plataforma – uma entrevista que foi transmitida ao vivo no recurso de áudio Spaces do Twitter – o CEO insistiu que não era um problema.
“Na verdade, acho que há menos [desinformação] hoje em dia porque eliminamos muitos dos bots que estavam promovendo golpes e spam”, disse Musk.
Mas essa certamente não foi minha experiência nos últimos meses. Como usuário regular do Twitter, tenho visto muitos golpes de criptografia que usam a imagem de Musk – um problema que persiste.
“Notícias de última hora para todos os investidores em criptomoedas do mundo! O visionário CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, acaba de anunciar o lançamento do token oficial da SpaceX, e a pré-venda está aberta por tempo limitado”, afirma um dos sites fraudulentos que anunciam no Twitter.
Leia mais: Como a chegada de Elon Musk afeta o Twitter no Brasil?
A página de destino do anúncio do Twitter direciona os usuários para um site muito mais sofisticado com a marca SpaceX, onde eles podem comprar as moedas fraudulentas. E ainda promete prêmios para quem comprar.
“Os investidores que adquirirem 3.000 tokens SpaceX serão elegíveis para girar uma Lucky Wheel que pode resultar em ganhar uma variedade de prêmios, incluindo uma viagem a Marte em 2025, um lança-chamas da The Boring Company, um chip cerebral Neuralink que faz interface com OpenAI, ou bônus de token”, afirma o site fraudulento.
Mais uma vez, Musk nunca lançou seu próprio token e quem realmente está por trás desse anúncio não tem a capacidade de dar às pessoas coisas como um chip cerebral Neuralink ou uma viagem a Marte. Mesmo Musk não está prometendo a ninguém uma viagem a Marte ainda, apesar das tremendas realizações feitas com os foguetes SpaceX.
“SpaceX Token é um projeto de criptomoeda inovador construído pela empresa de exploração espacial de Elon Musk, SpaceX”, diz o site.
“Apresentando seu próprio blockchain, o SpaceX Chain oferece uma variedade de recursos de ponta que superam outros blockchains. Este projeto baseado na comunidade oferece a oportunidade para os investidores participarem do financiamento da exploração espacial e terem voz nos processos de tomada de decisão”, continua o site.
Além das fotos de Musk, os anúncios também usam frequentemente os logotipos de respeitáveis agências de notícias criptográficas.
Musk twittou ontem à noite que as marcas de seleção azuis “legadas” desapareceriam em 20 de abril, embora não esteja claro se isso realmente acontecerá. O número 4/20 é uma referência à maconha e Musk costuma fazer piadas sobre isso.
E não sou o único a ver esses anúncios fraudulentos. As pessoas costumam twittar para Musk perguntando se os anúncios de moedas da SpaceX que estão vendo são reais. Mas Musk não respondeu a nenhuma das perguntas, pelo que sei.
Quanto dos anúncios do Twitter são atualmente golpes? Isso é difícil de estimar neste momento, mas tenho visto os anúncios regularmente desde que escrevi pela primeira vez sobre o problema em fevereiro e março. Todas as vezes, entrei em contato com o Twitter para perguntar sobre o que a plataforma de mídia social poderia estar fazendo para combater esses golpistas, mas não obtive uma resposta real.
Leia mais: LeBron James diz que não vai pagar US$ 8 por mês por verificação do Twitter
Musk está programado para ser entrevistado na Possible Conference em Miami, Flórida, em 18 de abril. Mas vários grandes anunciantes expressaram preocupação em aparecer na conferência com Musk, de acordo com e-mails vazados obtidos pela Semafor . E realmente não é nenhum mistério por que grandes marcas podem estar preocupadas.
Ultimamente, Musk tem feito piadas juvenis no Twitter, até pintando o “W” na placa da sede da empresa em San Francisco, aparentemente uma piada sobre seios. E durante a noite Musk fez várias piadas sobre a BBC ser uma referência à pornografia – uma piada que vou deixar você procurar no Urban Dictionary se não souber o que significa.
A era atual do Twitter parece ser impulsionada por Musk fazendo piadas. E ele é livre para fazer tudo o que quiser. Mas as grandes marcas também são livres para dizer que não querem ser associadas ao Twitter se for apenas um teatro de adultos cheio de golpes de criptografia.