O que explica a explosão do foguete da SpaceX?

20 de abril de 2023

O Starship decolou da instalação Starbase, da SpaceX, em Boca Chica, no Texas, e explodiu quatro minutos depois

Após 4 minutos de seu lançamento, na manhã desta quinta-feira, 20, o Starship, super foguete da SpaceX, de Elon Musk, precisou ser detonado. Isso ocorreu ante a necessidade de a nave se desconectar do propulsor do Super Heavy. Mesmo com a explosão, a SpaceX considerou o primeiro teste bem-sucedido. Isso porque o objetivo era que ele decolasse da base.

“A Starship acabou de passar pelo que chamamos de uma rápida desmontagem não planejada”, disse a SpaceX no Twitter. “Em um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship.” Elon Musk também comemorou o feito em sua conta no Twitter. “Parabéns a todo time da SpaceX pelo feito de hoje. Aprendemos muito para o próximo lançamento em alguns meses”, escreveu.

Leia também:

A Nasa já comunicou que pretende utilizar o Startship para levar astronautas de volta à Lua na missão Artemis 3, prevista para o final de 2025. O primeiro lançamento estava previsto para segunda-feira, 17, porém foi cancelado em função de problemas técnicos.

Este é o teste mais sofisticado da Startship até o momento. “Sucesso talvez, emoção com certeza”, publicou Musk. O voo teve configuração completa. O fato de o foguete ter 50 metros de altura e alcance de 120 metros faz dele o mais poderoso já construído.

Outras explosões da SpaceX

Não é a primeira vez que um foguete da SpaceX explode. Em julho de 2022, um foguete de teste que também integra o projeto Starship explodiu. O acidente foi transmitido ao vivo e, na ocasião, Elon Musk lamentou mas também disse que o feito ajudaria como parâmetro para outros testes.

Por que o Starship é considerado o foguete mais poderoso da história?

O Startship foi projetado para transporte de pessoas e cargas em missões espaciais que incluem a Lua e Marte.  Ele tem uma potência que equivale a um empuxo de 7 mil toneladas. Mais que o dobro do Saturn V, foguete que levou os astronautas das missões Apollo à Lua.  Os testes do Starship vêm sendo realizados desde 2019, no entanto,  seu desenvolvimento, de fato, só avançou após a Nasa fechar um contratado de US$ 3 bilhões com a SpaceX, em 2021.

Veja a sequência do lançamento do Starship: