Estúdios brasileiros devem movimentar R$ 250 milhões em 2023

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19 de maio de 2023
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Levantamento da Abragames mostra que há cerca de 12.441 pessoas trabalhando com desenvolvimento de games no país

O Brasil enviou, em março deste ano, uma comitiva de 43 estúdios nacionais que foi para a Game Developers Conference (GDP), um dos maiores eventos de games do mundo que ocorre anualmente em San Francisco, na California. Como resultado de negócios da viagem, a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames) estima que as empresas brasileiras do setor fechem R$ 250 milhões em negócios até o fim deste ano.

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“O ano de 2023 tem sido extremamente importante para a indústria brasileira de games. Mais do que a homenagem que será feita ao país pela Gamescom, em agosto, na Alemanha, e a superação das metas de contratos firmados na GDC 2023, estamos conseguindo mostrar ao mundo o potencial que o Brasil tem no setor. As perspectivas são ainda melhores para os próximos meses”, disse Rodrigo Terra, presidente da Abragames.

De acordo com Eliana Russi, diretora de operações do Brazil Games, o evento foi fundamental para colocar o Brasil no radar dos grandes investidores internacionais. “A nossa comitiva estabeleceu mais de 800 novos contatos e se encontrou com potenciais parceiros que demonstraram um enorme otimismo em relação ao conteúdo que está sendo desenvolvido no Brasil”, comentou Eliana.

Êxito da indústria brasileira de games

O mercado brasileiro de games tem motivos para comemorar. O número de estúdios nacionais em atuação subiu de 375, em 2019, para 1009 em 2022, crescimento de mais de 160%. Essa é a constatação de uma pesquisa inédita publicada pela Abragames, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), a Pesquisa Nacional da Indústria de Games.

Em relação à diversidade dentro dos estúdios brasileiros, o levantamento mostra que há cerca de 12.441 pessoas trabalhando com desenvolvimento de games no país, sendo 29,8% mulheres. Nas pesquisas de 2018 e 2014, essa mesma fatia representava apenas 20% e 15%, respectivamente. Além disso, mais da metade das empresas brasileiras (57%) afirmam ter uma força de trabalho diversa, com transexuais, idosos, estrangeiros, refugiados, portadores de deficiência, pessoas pretas, pardas ou indígenas.

Veja as maiores bilheterias de adaptações de videogames:

1. Super Mario Bros. O Filme (2023) - US$ 830 milhões O filme Super Mario Bros. é atualmente a maior bilheteria de 2023, lucrando o total de US$ 678 milhões em menos de um mês após o lançamento. Apesar do grande sucesso nas telas dos cinemas, a avaliação no site Rotten Tomatoes é de 54% de aprovação e alguns críticos de cinema avaliaram o filme como “raso”.more
2. Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos (2016) - US$ 439,0 milhões O filme Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos, lançado em 2016, é uma adaptação fiel do jogo Warcraft: Orcs & Humans, lançado no ano de 1994. O filme foi realizado em uma parceria entre a Legendary Pictures e a desenvolvedora de jogos Blizzard e custou em torno de US$ 150 milhões para ser produzido. Porém, os produtores obtiveram um resultado inesperado sem conquistar o público em geral e agradando somente aos fãs do videogame.more
3. Detective Pikachu (2019) - US$ 433,2 milhões O filme é inspirado no jogo homônimo lançado em 2016 pela Nintendo, portanto não segue fielmente tudo o que acontece no videogame. O filme agradou o público de diferentes faixas etárias e os críticos ficaram impressionados com o resultado final, no site Rotten Tomatoes teve 79% de aprovação e arrecadou cerca de US$ 400 milhões.more
4. Uncharted: Fora do Mapa (2022) - US$ 401,7 milhões Uncharted é a uma das séries de jogos de maior sucesso dentro da mais recente geração do Playstation, com isso, o filme Uncharted: Fora do Mapa, estrelado por Tom Holland, causou muita expectativa por parte do público pois este seria o primeiro trabalho do ator depois do último filme do Homem–Aranha. O filme foi uma grande surpresa em 2022 e teve 90% de aprovação no site Rotten Tomatoes.more
5. Angry Birds: O Filme (2016) - US$ 352,3 milhões Angry Birds: O Filme não foi tão aclamado pela crítica. Porém, a adaptação do jogo mobile lançado pela empresa finlandesa Rovio rendeu uma boa bilheteria para os produtores do longa-metragem a ponto de produzir a sequência Angry Birds 2: O Filme, lançada em 2019.more
6. Resident Evil: O Capítulo Final (2016) - US$ 312,2 milhões O último filme da série Resident Evil é rodeado de polêmicas, como por exemplo, o vazamento detalhado do roteiro do filme logo após o fim das gravações. A história revisitou alguns fatos vistos anteriormente durante a saga, mas não conquistou o público como o esperado pelos produtores, tanto que no site Rotten Tomatoes teve 47% de aprovação do público.more
7. Sonic: O Filme (2020) - US$ 306,8 milhões Antes mesmo de ser lançado, Sonic: O Filme gerou polêmicas pois no trailer de divulgação o personagem principal aparecia com uma imagem mais realista, o que descaracterizou o personagem. A Paramount Pictures alterou as características do personagem, mas a expectativa do público diminuiu drasticamente. Apesar disso, o filme teve aprovação de 93% no site Rotten Tomatoes e garantiu uma sequência com Sonic: O Filme 2, lançado em 2022, e Sonic: O Filme 3, com previsão de lançamento para dezembro de 2024.more