Leia também:
- O que podemos esperar das redes sociais em 2023?
- Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais em todo o mundo
- Conheça as redes sociais que seguem entre as principais tendências de 2023
Ele acreditava que, embora os PCs pudessem atender a um amplo conjunto de necessidades dos usuários, ao mesmo tempo era o primeiro produto a enfatizar a importância de fornecer soluções verticais usando a tecnologia do computador pessoal. Naquele caso, ele estava pegando um PC, colocando seu conceito e estrutura em uma espécie de miniatura e transformando-o em uma ferramenta de comunicação móvel, focada em mercados verticais nos quais a comunicação móvel atenderia a necessidades específicas.
Consequentemente, criamos nossa própria experiência de mídia social com foco vertical em sites de mídia social ampla, como Facebook e Twitter, e outros que podem ser mais tópicos específicos. A única grande exceção é o LinkedIn, que tem um foco puramente em redes de negócios.
No meu caso, uso principalmente o Facebook para manter contato com familiares e amigos e passar por cima de qualquer outra coisa que não seja do meu interesse. Eu uso o Twitter para me manter atualizado sobre as últimas notícias e, ocasionalmente, vejo comentários interessantes.
Os grandes sites de mídia social também se tornaram veículos de publicidade mais amplos, postando anúncios que não me interessam. Nesse sentido, os sites tradicionais de mídia social estão perdendo muitos usuários, que agora os veem como veículos corporativos para promover produtos e serviços.
Por exemplo, o NextDoor surgiu como um poste de vedação local para os bairros das pessoas. Mastadon criou comunidades dedicadas com base nos interesses das pessoas. O foco principal do Snap é conectar pessoas a familiares e amigos.
No futuro, vejo a mídia social se tornando mais voltada para o fornecimento de mais sites para interesses específicos com base nas necessidades do consumidor.
Essa estratégia existe na mídia impressa e, mais recentemente, em sites de conteúdo baseados na Web. Existem revistas e sites dedicados a noivas e casamentos. Existem revistas e sites dedicados a todos os tipos de interesse. No meu caso, sou mergulhador, chef amador, fã de gastronomia e entusiasta de carros, então procuro conteúdo baseado na Web que atenda aos meus interesses.
No entanto, suspeito que sites de mídia social amplos possam perder muito fôlego no futuro, pois sites mais dedicados e que atendem às necessidades de pessoas com interesses semelhantes se tornarão mais populares. Mas, mais importante, afastará os usuários de gastar tempo em sites de mídia social em geral, aumentando o tempo em sites de mídia social direcionados para seus interesses e comunidades com interesses semelhantes.
Essa tendência de mídia social baseada em interesses pode atrair publicidade significativa para longe dos principais sites de mídia social. Por exemplo, usando meu exemplo de interesse de mergulho, as empresas de equipamentos de mergulho terão prazer em anunciar em mídias sociais dedicadas ao mergulho e estarão menos inclinadas a anunciar em sites de mídia social mais amplos.
Os principais sites de mídia social continuarão a existir. Mas sites de mídia social dedicados e que entendem e atendem mais diretamente às necessidades e interesses de seus usuários são uma ameaça aos sites convencionais. Esse crescimento é o futuro das mídias sociais e se tornará mais focado verticalmente.
(traduzido por Andressa Barbosa)