União Europeia deve aprovar compra da Activision pela Microsoft

10 de maio de 2023

Os reguladores antitruste da União Europeia devem aprovar na próxima semana a aquisição da Activision pela Microsoft por US$ 69 bilhões, disseram fontes familiarizadas com o assunto à Reuters.

Três semanas atrás a autoridade de defesa da concorrência do Reino Unido bloqueou o negócio, a maior transação da história do setor videogames, devido a preocupações de que prejudicará a competição no segmento de streaming de jogos.

A autoridade antitruste do bloco deverá liberar a aquisição depois que a Microsoft concordou em fazer acordos de licenciamento de streaming com empresas que incluem Nvidia, Boosteroid e Ubitus, disseram outras fontes em março.

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A empresa também tem acordos com Nintendo e Valve, dona da maior plataforma de distribuição de videogames do mundo, a Steam, para levar o título “Call of Duty”, da Activision, para suas plataformas caso a compra seja concluída.

A Comissão, que fixou o prazo de 22 de maio para a decisão, se recusou a comentar.

O Japão aprovou o negócio em março. Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC) está tentando impedir o acordo.

Veja as dez aquisições mais caras da indústria de games

1. Activision Blizzard Adquirido por: Microsoft Valor: US$ 68,7 bilhões Ano: 2023 (pendente de aprovação) Em janeiro de 2022, a Microsoft anunciou sua intenção de adquirir a Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões, em um acordo histórico que traria as franquias Call of Duty, Candy Crush, Diablo, Overwatch e World of Warcraft para o ecossistema do Xbox. Entretanto, a negociação chamou a atenção de órgãos reguladores globais por dar à Microsoft vantagens no mercado de console (Xbox frente ao Playstation) e no controle de jogos com grande público. Espera-se que o acordo seja fechado até junho de 2023 more
2. Zynga Adquirido por: Take-Two Interactive Valor: US$ 12,7 bilhões Ano: 2022 A Take-Two Interactive já ocupava uma posição relevante na indústria de videogames por administrar estúdios grandes como a Rockstar Games, de GTA e Red Dead Redemption. Ao adquirir a Zynga, a empresa estava de olho em uma fatia diferente do mercado: a de jogos de celular. O negócio de US$ 12,7 bilhões rendeu à Take-Two uma grande fatia do mercado de games mobile, com jogos como FarmVille e Words With Friends sob sua administração. more
3. Supercell Adquirido por: Tencent Valor: US$ 8,6 bilhões Ano: 2016 A gigante de tecnologia Tencent comprou uma participação majoritária na Supercell ao adquirir 51,2% das ações do consórcio Halti S.A, que possui 81,4% de participação na Supercell. A empresa chinesa já é conhecida na indústria de games por ter parcelas em outras grandes empresas da área. Com a Supercell, a Tencent conseguiu o controle de jogos do estilo battle royale, como Clash of Clans, Clash Royale e Brawl Stars. Entretanto, ela já controlava outros dois games do mesmo estilo: Fortnite e Playerunknown’s Battlegrounds. Isso porque a empresa possui 40% das ações da Epic Games e 11,5% da Bluehole, responsável por PUBG. more
4. ZeniMax Media Adquirido por: Microsoft Valor: US$ 8,1 bilhões Ano: 2020 Antes da Microsoft tentar abocanhar o mercado com a aquisição da Activision Blizzard, a empresa de tecnologia já tinha feito uma grande aquisição no setor dos diversos estúdios que compõem a Zenimax Media para o Xbox Games Studios. Com estúdios como Arkane, Bethesda e MachineGames desenvolvendo jogos exclusivamente para o ecossistema Xbox, a Microsoft impulsionou sua biblioteca e sua reputação na indústria. more
5. King Adquirido por: Activision Blizzard Valor: US$ 5,9 bilhões Ano: 2015 Quando a King lançou Candy Crush Saga em 2012, tornou-se um fenômeno global. Atualmente, o jogo é considerado um dos mais bem-sucedidos financeiramente de todos os tempos. Naquele momento, a King tinha oito estúdios espalhados pelo mundo e cerca de 310 milhões de jogadores. Com a aquisição, a Activision Blizzard aumentou muito sua presença no universo de games para o celular, fator que, no futuro, foi determinante para a Microsoft buscar a aquisição da empresa. more
6. Moonton Adquirido por: Byte Dance Valor: US$ 4 bilhões Ano: 2021 Os proprietários do TikTok, Byte Dance, compraram o estúdio de jogos Moonton em uma tentativa de expandir e diversificar os negócios. Isso colocou a empresa em concorrência direta com a Tencent, controladora da Epic Games. O Moonton é responsável pelo jogo de celular “Mobile Legends”, que, na época da transação, tinha mais de 75 milhões de jogadores ativos no mundo todo. more
7.Bungie Adquirido por: Sony Valor: US$ 3,6 bilhões Ano: 2022 A aquisição da Bungie, desenvolvedora dos jogos Destiny e Halo, pela Sony pode significar muito mais do que a compra de alguns jogos. Segundo a empresa, seu foco está no formato live service e o objetivo é lançar dez novos títulos nesse segmento. Além disso, com a Sony Productions, ramo cinematográfico da empresa, já desenvolvendo filmes e séries relacionados a jogos, também há especulações em relação à fusão da Sony com a Bungie significar que o futuro desses jogos poderá ser compartilhado com mídias mais amplas. more
8. Mojang Adquirido por: Microsoft Valor: US$ 2,5 bilhões Ano: 2014 A desenvolvedora de Minecraft Mojang Studios foi comprada pela Microsoft em 2014, na época uma das maiores aquisições da empresa. Desde que a Microsoft assumiu a propriedade do estúdio, o Minecraft continua a ser um jogo no topo das paradas, registrando mais de 140 milhões de jogadores ativos apenas em 2021. Além disso, a franquia continua a crescer, com a Mojang colaborando com estúdios externos para o próximo Xbox e desenvolvendo games da série X como Minecraft Legends. more
9. Glu Mobile Adquirido por: Electronic Arts Valor: US$ 2,4 bilhões Ano: 2021 Com a aquisição da Glu Mobile, a EA, distribuidora do The Sims, quis aumentar a sua participação no mercado de jogos para celular. A Glu tinha 500 profissionais desenvolvedores no momento do negócio e a EA afirmou que não tinha planos de demissão para a fusão. Atualmente, há um jogo de RPG do Senhor dos Anéis em desenvolvimento para jogadores de smartphones. A previsão é de lançamento ainda neste ano. more
10. Oculus VR Adquirido por: Facebook Valor: US$ 2 bilhões Ano: 2014 Renomeado para Meta Quest, o Oculus VR desenvolve óculos de realidade aumentada para que as pessoas tenham uma experiência de imersão em espaços 3D. A Meta, comprometida com o seu conceito de metaverso, tinha o interesse de adquirir a tecnologia do VR para utilizar no conceito da realidade virtual. O Meta Quest segue desenvolvendo games de realidade aumentada em paralelo aos planos de metaverso da empresa. more