VR, NFTs e IA não dominaram os games como se esperava

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12 de maio de 2023
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“Essa ideia de que a IA vai reescrever completamente as regras do desenvolvimento de jogos e como interagimos com os jogos simplesmente não vai acontecer”

Lembre se você já ouviu isso antes. Uma nova tecnologia surgiu, garantindo bilhões em financiamento e está prestes a revolucionar toda a indústria de games. A mais recente para defender esse caso é a IA, a palavra da moda de 2023, originalmente enraizada em projetos como ChatGPT e Midjourney , mas agora se estendendo para quase todas as companhias dizendo que usarão IA de alguma forma, por mais absurda que seja essa afirmação.

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E, no entanto, estou por aí há muito tempo e percorri esse caminho muitas vezes para acreditar no hype desta vez. Claro, a IA pode fazer algumas coisas legais, mas exatamente a mesma linguagem que estou ouvindo aqui é o que ouvimos sobre uma ampla variedade de outras tecnologias, essencialmente todas as quais não deram certo como prometido.

Sim, existe atualmente um mercado de VR. Não, não é grande em comparação com a indústria mais ampla e não, não estamos prestes a mudar para VR como a principal forma de jogar. Uma vez anunciado o futuro dos jogos quando o Oculus Rift foi lançado em 2016, previu-se que o mercado de VR escalaria para centenas de bilhões de dólares e seria a principal forma de jogar dentro de 5, 10 anos. Estamos chegando perto do ano 10 aqui, e agora estamos debatendo se a Meta vai apenas abafar suas ambições de VR e se o PSVR 2 vai realmente superar o PSVR 1.

Claro, existem entusiastas de VR e dezenas de milhões de headsets de VR foram vendidos. Eu possuo dois deles e, no entanto, estão no meu armário há anos, depois de talvez algumas dezenas de horas de jogo, em comparação com os poucos milhares de horas que afundei em meu PC e consoles. A VR não “falhou” per se, mas não fez jus ao seu extraordinário hype, e não o fará tão cedo.

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No caso da junção entre blockchain e criptomoedas com os games, existem jogos reais, mas eles são limitados.

O colapso do metaverso é profundamente óbvio, visto que ninguém quer dizer a palavra em 2023 que todo mundo em tecnologia estava gritando nos últimos anos.

Na verdade, havia apenas duas ideias do metaverso. O primeiro foi o de Mark Zuckerberg, que ele anunciou como o futuro da humanidade a ponto de renomear toda a sua empresa (do qual acho que agora ele se arrepende).

O segundo Metaverso foi, surpresa, vinculado à web3, NFTs e blockchain. Esta era a versão em que você lia sobre a Macy’s e a Disney e quem comprava imóveis virtuais em plataformas como Decentraland ou The Sandbox com pouquíssimos usuários.

Então, sim, você vai me perdoar se eu for cético em relação a essa ideia de que a IA entrará e atingirá a indústria de jogos como um meteoro. Sim, estou realmente impressionado com a tecnologia mais do que com as três últimas coisas desta lista. E, ao mesmo tempo, essas IAs amplamente preditivas, longe de serem “inteligentes”, estão claramente sendo superestimadas. Não, não acredito que os artistas conceituais do jogo serão substituídos por Midjourney. Não, não acredito que as equipes narrativas serão substituídas pelo ChatGPT. Não, não acredito que uma empresa anunciada como “o ChatGPT dos jogos AAA” permitirá que você crie seu próprio Fortnite em segundos.

Existem aspectos da IA que podem ser usados no desenvolvimento de jogos? Claro, e provavelmente é mais útil do que a outra tecnologia nesta lista. Mas essa ideia de que a IA vai reescrever completamente as regras do desenvolvimento de jogos e como interagimos com os jogos simplesmente não vai acontecer, e quem acredita que o próximo GTA vai sair de um texto preditivo ou gerador de arte é profundamente fora de contato com a realidade da indústria.

Veja as maiores bilheterias de adaptações de videogames:

1. Super Mario Bros. O Filme (2023) - US$ 830 milhões O filme Super Mario Bros. é atualmente a maior bilheteria de 2023, lucrando o total de US$ 678 milhões em menos de um mês após o lançamento. Apesar do grande sucesso nas telas dos cinemas, a avaliação no site Rotten Tomatoes é de 54% de aprovação e alguns críticos de cinema avaliaram o filme como “raso”.more
2. Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos (2016) - US$ 439,0 milhões O filme Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos, lançado em 2016, é uma adaptação fiel do jogo Warcraft: Orcs & Humans, lançado no ano de 1994. O filme foi realizado em uma parceria entre a Legendary Pictures e a desenvolvedora de jogos Blizzard e custou em torno de US$ 150 milhões para ser produzido. Porém, os produtores obtiveram um resultado inesperado sem conquistar o público em geral e agradando somente aos fãs do videogame.more
3. Detective Pikachu (2019) - US$ 433,2 milhões O filme é inspirado no jogo homônimo lançado em 2016 pela Nintendo, portanto não segue fielmente tudo o que acontece no videogame. O filme agradou o público de diferentes faixas etárias e os críticos ficaram impressionados com o resultado final, no site Rotten Tomatoes teve 79% de aprovação e arrecadou cerca de US$ 400 milhões.more
4. Uncharted: Fora do Mapa (2022) - US$ 401,7 milhões Uncharted é a uma das séries de jogos de maior sucesso dentro da mais recente geração do Playstation, com isso, o filme Uncharted: Fora do Mapa, estrelado por Tom Holland, causou muita expectativa por parte do público pois este seria o primeiro trabalho do ator depois do último filme do Homem–Aranha. O filme foi uma grande surpresa em 2022 e teve 90% de aprovação no site Rotten Tomatoes.more
5. Angry Birds: O Filme (2016) - US$ 352,3 milhões Angry Birds: O Filme não foi tão aclamado pela crítica. Porém, a adaptação do jogo mobile lançado pela empresa finlandesa Rovio rendeu uma boa bilheteria para os produtores do longa-metragem a ponto de produzir a sequência Angry Birds 2: O Filme, lançada em 2019.more
6. Resident Evil: O Capítulo Final (2016) - US$ 312,2 milhões O último filme da série Resident Evil é rodeado de polêmicas, como por exemplo, o vazamento detalhado do roteiro do filme logo após o fim das gravações. A história revisitou alguns fatos vistos anteriormente durante a saga, mas não conquistou o público como o esperado pelos produtores, tanto que no site Rotten Tomatoes teve 47% de aprovação do público.more
7. Sonic: O Filme (2020) - US$ 306,8 milhões Antes mesmo de ser lançado, Sonic: O Filme gerou polêmicas pois no trailer de divulgação o personagem principal aparecia com uma imagem mais realista, o que descaracterizou o personagem. A Paramount Pictures alterou as características do personagem, mas a expectativa do público diminuiu drasticamente. Apesar disso, o filme teve aprovação de 93% no site Rotten Tomatoes e garantiu uma sequência com Sonic: O Filme 2, lançado em 2022, e Sonic: O Filme 3, com previsão de lançamento para dezembro de 2024.more