Infelizmente, os swifties ansiosos para conseguir ingressos enfrentaram muitos problemas esperando em longas filas, com muitos ficando de mãos vazias. Em meio ao caos, a Ticketmaster anunciou que um número impressionante de ataques de bots e fãs sem códigos de pré-venda geraram um tráfego sem precedentes, o que derrubou o site. Isso foi seguido por uma audiência do Comitê Judiciário do Senado em janeiro, na qual o presidente da Live Nation, Joe Berchtold, disse aos membros do Congresso que cambistas e um ciberataque causaram o problema da venda de ingressos para Taylor Swift.
Leia também:
- Taylor Swift traz ao Brasil turnê que pode ser a mais lucrativa da história
- 5 lições de liderança para aprender com Taylor Swift
- Taylor Swift é a única mulher entre os artistas mais bem pagos de 2022
Como funcionam os ataques de bot?
Para entender o que exatamente deu errado e como ataques de bots nessa escala podem, talvez, serem impedidos, é importante aprofundar como os bots podem causar um impacto tão significativo nas vendas de ingressos.
Quando um bot deseja comprar muitos itens, ele descobre o processo de vendas e determina onde pode injetar seus métodos de compra que não exijam ficar em uma sala de espera. Como humano, você é colocado na sala de espera e tem a oportunidade de comprar ingressos. Suponha que você finalmente entre e veja que a fila 5, assentos 1 e 2 são os itens que você deseja. Quando um bot descobre isso por ter feito uma compra anterior, ele tentará algumas coisas diferentes.
A primeira é uma solicitação em lote. Eles tentarão comprar o máximo possível em uma solicitação. Enquanto isso, as pessoas na sala de espera estão perdendo os assentos que desejam comprar. Outra técnica é o método “atualizar carrinho”. Aqui, o bot compra ingressos que ninguém quer para outro evento e depois faz o movimento de mudar sua seleção. Em vez de ir apenas da fila 4, lugares 9 e 10, para a fila 4, lugares 11 e 12, para os Ice Capades, muda a transação para a fila 6, lugares 1 e 2, para Taylor Swift, evitando a necessidade de esperar em qualquer sala e ainda comprar os ingressos.
Evitando que os bots interrompam as vendas futuras
A maneira que encontramos para derrotar esses tipos de vendas é preparar um plano e uma estratégia antes de uma venda. É fundamental desenvolver ferramentas que tenham uma visão dos alertas finais da infraestrutura, como a atividade do banco de dados, para garantir que esses controles tenham alta eficácia. Essa é uma evolução totalmente prática até que tudo seja aprendido e todas as vendas de hype subsequentes sejam tratadas automaticamente, tendo apenas alertas se algo suspeito ocorrer.
A preparação para um grande evento se resume a entender onde os ataques podem acontecer. Primeiro, pense nas contas. Várias contas foram criadas um dia antes de uma promoção? Você pode verificar se essas contas são humanas? Veja os endereços de e-mail: Bob123@gmail.com é o mesmo que Bob.123@gmail.com e pode indicar que um bot criou essa conta.
Leia também
- Turnê ‘Renaissance’ de Beyoncé pode render mais de R$ 10 bilhões
- Taylor Swift é a única mulher entre os artistas mais bem pagos de 2022
- 5 lições de liderança para aprender com Taylor Swift
Levando em consideração como os humanos se comportam, é importante saber como eles compram um item oferecido por você em um fluxo normal. Monitorar a função de “atualização” do carrinho ou não permitir determinados SKUs na atualização do carrinho pode se tornar uma ótima maneira de identificar a ocorrência de fraude e permitir que você a interrompa. Esta lista não é conclusiva: é apenas um ponto de partida, e cada organização abordará isso de maneira diferente. Só espero que você não use as salas de espera como sua solução, pois elas dão vantagem aos bots.