Viva Technology: 4 tendências de um dos principais eventos da Europa

Apresentado por
19 de junho de 2023

Elon Musk destacou, no Viva Technology, suas preocupações com os rumos da inteligência artificial

Paris recebeu, na última semana, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação da Europa: o Viva Technology. A atração, que tem como objetivo reunir as principais startups do continente e trazer discussões sobre transformação digital, possibilitou encontros históricos como o de Elon Musk e Bernard Arnault nos bastidores, dois dos homens mais ricos do mundo segundo a Forbes. Além disso, Musk foi a estrela principal do evento.

O bilionário falou que é fundamental regulamentar a inteligência artificial para evitar problemas no futuro. Rafael Martins, empreendedor brasileiro e fundador e CEO da startup Share, reuniu 4 das principais tendências apresentadas no evento.

Inteligência Artificial

“Sem dúvida foi o grande tema, seguramente 50% das palestras eram sobre IA ou mencionavam em algum momento. As 3 falas mais aguardadas citaram fortemente o tema. Emanuel Macron, presidente da França,  destacou o desafio de qualificar as pessoas com IA o mais rápido possível, Elon Musk falou sobre sua euforia e preocupação com IA, pela abundância de serviços que teremos e pelas possibilidades descontroladas e Bernard Arnault, do Grupo LVMH,  se mostrou otimista com as possibilidades para seu grupo”

Leia também:

Metaverso

“Diversas ativações de todos os tipos estavam relacionadas à realidade virtual. A própria Meta, em seu estande, praticamente só fez ativações com os óculos Quest. A LVMH, que também é sócia do evento, mostrou inúmeras ativações em realidade virtual, aumentada e mista usando seus produtos luxuosos, bem como grupo L’Oréal com suas maquiagens e produtos de beleza”

Mobilidade

“Carros elétricos apresentados pela Audi e Renault, e diversos novos fabricantes de carros elétricos e autônomos, era o que se via por toda feira. Mas desta vez a mobilidade ganhou outro patamar, com opções de bicicletas e até barcos elétricos, com destaque para o helicóptero individual da Zapata”

Sustentabilidade

“Muitas palestras e cases práticos mostraram como as grandes empresas estão reduzindo o CO2 e como estão empenhadas em não agredir o meio ambiente. Em um mundo frenético onde o fast fashion está em todos os lugares, puxar a pauta sustentável é um desafio, mas avalio que a maioria das marcas já está com boas estruturas e programas para isso”.