Além do Threads: 5 redes que foram invadidas por brasileiros na estreia

Apresentado por
9 de julho de 2023

O Threads compartilha um formato semelhante ao Twitter com algumas pequenas diferenças.

Na quarta-feira, 5, um dia antes do lançamento oficial previsto, o Threads, plataforma da Meta que concorre com o Twitter, chegou a 2 milhões de usuários em 2 horas. Grande parte das pessoas que experimentavam a nova ferramenta o fazia em português. Na quinta-feira, 7, a rede chegou a 70 milhões de usuários.

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Esse movimento sempre chama a atenção do mundo para a capacidade dos brasileiros de adoção de novas tecnologias, principalmente quando o assunto é rede-social. Historicamente, isso já ocorreu com várias delas. O Orkut, por exemplo, criado em 2004, foi a porta de entrada do Brasil para o mundo das redes sociais. Mais recentemente, o Clubhouse, fenômeno breve de áudio, também presenciou a euforia dos brasileiros. E até mesmo o próprio Twitter, em 2006.

O Koo, aplicativo indiano que veio para concorrer com o Twitter em 2022 viralizou por aqui, mas seu sucesso não durou um mês. Apesar do entusiasmo, no entanto, a “invasão” dos brasileiros não significa que a ferramenta caiu no gosto, já que em grande parte dos casos elas foram abandonadas logo em seguida.

Veja 5 redes sociais que foram tomadas por brasileiros logo na estreia, assim como aconteceu com o Threads:

Rede social americana Twitter anuncia novas cobranças aos usuários
Houve um declínio rápido e acentuado no engajamento em relação a plataforma
Koo O Koo surgiu como uma alternativa para usuários do Twitter após a circulação de rumores de que a rede social comprada por Elon Musk iria acabar. A rede social foi desenvolvida na Índia e possui design e alguns recursos semelhantes ao Twitter, muitos brasileiros se cadastraram na plataforma, mas especialistas afirmam que a rede social não ficou muito tempo no hype por conta que não caiu no gosto do público. Ainda existem alguns perfis ativos dentro do Koo, mas a atividade maior segue no Twitter.more

O que é o Threads, da Meta?

A Meta lançou o Threads um dia antes do anunciado. Mark Zuckerberg deixou claro que o aplicativo é uma tentativa explícita de dominar o mercado há muito dominado pelo Twitter. “Acho que deveria haver um aplicativo de conversas públicas com mais de 1 bilhão de pessoas”, escreveu ele em um post para o novo aplicativo. “O Twitter teve a oportunidade de fazer isso, mas não acertou em cheio. Agora, espero que isso ocorra.”

O Threads compartilha um formato semelhante ao Twitter com algumas pequenas diferenças. O lançamento da plataforma ocorre em um momento difícil para o Twitter, que foi comprado por Musk em outubro. Sob a controversa liderança de Musk, a empresa caiu para um valor de US$ 15 bilhões em maio (R$ 73,80 bilhões na cotação atual), segundo a Fidelity, cerca de um terço dos US$ 44 bilhões (R$ 216,5 bilhões) que ele pagou por rede.

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Entre as decisões controversas tomadas desde o início da compra de Musk, a plataforma implementou recentemente um limite temporário para o número de tweets que um usuário pode ver em um dia, uma medida que se mostrou impopular entre os usuários. O Twitter também sofreu grandes interrupções e demissões em massa desde que Musk assumiu.

Hoje, a Forbes estima que a fortuna de Zuckerberg valha US$ 104,3 bilhões (R$ 513,2 bilhões), tornando-o a oitava pessoa mais rica do mundo. Enquanto isso, a estimativa para a fortuna de Musk é de US$ 247,9 bilhões (R$ 1,219 trilhão), tornando-o a pessoa mais rica do mundo.