Conheça Halla, o planeta que enganou a morte

Apresentado por
4 de julho de 2023

Halla, descoberto em 2015, orbita seu sol a cada 93 dias terrestres de cerca de metade da distância Terra-Sol

Chamado Halla, o planeta do tamanho de Júpiter orbita a estrela Baekdu a cerca de 520 anos-luz de distância do Sistema Solar na constelação da Ursa Menor. Conforme estudado pelo Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), da Nasa, a Baekdu parece estar queimando hélio em seu núcleo, o que significa que a fusão nuclear deve ter cessado há muito tempo, causando a inevitável expansão em uma estrela gigante vermelha que pode ter aumentado em 1,5 vezes a distância da órbita de Halla e, em tese, engolido o planeta, antes que ele pudesse encolher.

5 asteroides gigantes que passaram próximos à Terra recentemente:

Piano de cauda Há um ano, em março de 2022, o asteroide 2022 EB5 atingiu o oceano. Ele media 2 metros de largura e foi comparado a um piano de cauda em equivalência de tamanho.
O maior edifício do mundo O 2022 RM4, que passou próximo à Terra em outubro do ano passado, foi comparado, em tamanho, com o Burj Kalifa, prédio com 828 metros de altura localizado em Dubai.more
Do tamanho de uma girafa No mês de janeiro, o 2023 BU, que mede de 3,8 a 8,5 metros de largura, o equivalente a uma girafa, esteve a 9.877 quilômetros do centro da Terra.
Do tamanho de uma casa Em março, o 2023 EY passou a apenas 240 mil quilômetros da Terra. Isso é um pouco menos de dois terços da distância Terra-Lua.
Um grupo de asteroides Também em março, pouco mais de cinco corpos rochosos passaram perto do planeta sendo que o mais próximo ficou a 3,5 milhões de quilômetros.

Que Halla ainda pareça existir é, portanto, um mistério. Deveria ter sido destruído há muito tempo. “O fato de o planeta ter conseguido persistir nas imediações de uma estrela gigante que de outra forma o teria absorvido destaca o planeta como um sobrevivente extraordinário”, disse Marc Hon, um parceiro da Nasa, no Instituto de Astronomia da Universidade do Havaí, o principal autor do estudo publicado na Nature esta semana.