E se Elon Musk tivesse lançado uma rede social do zero?

Apresentado por
31 de julho de 2023
Reprodução

Elon Musk mudou o logo do Twitter, substituindo seu pássaro azul característico por um X estilizado como parte da visão do bilionário de transformar o serviço de 17 anos em um aplicativo completo

No mundo imobiliário, uma “desmontagem” é quando você demole completamente uma casa ou outro edifício para construir um novo. Isso geralmente é feito quando se decide que uma reforma será muito cara ou as mudanças muito significativas.

Embora Elon Musk não tenha feito uma desmontagem completa do Twitter desde que adquiriu a plataforma de mídia social no ano passado, ele agora está envolvido em uma remodelação que pode não funcionar totalmente com seu design original. Na verdade, como ele mudou tantos recursos do antigo Twitter – que está sendo renomeado como “X” – a pergunta que pode ser feita é por que Musk simplesmente não começou do zero?

15 celebridades mortas que Elon Musk marcou com o selo azul do Twitter:

 

“Geralmente é mais fácil começar algo do zero do que ‘rearquitetar’ uma oferta existente para fazer algo que não se destinava a fazer”, sugeriu o analista da indústria de tecnologia Rob Enderle, do Enderle Group.

“Musk claramente não sabe administrar o Twitter, dado o número de erros que cometeu, e construir algo que ele entende melhor pode ser um caminho para o sucesso, mas não parece que ele tenha experiência em construir o que o X se tornará. então, novamente, ele aprenderá fazendo e essa é uma maneira muito cara de aprender”, continuou Enderle.

Leia também:

Um aplicativo que agrega tudo

É possível que o X ainda seja um trabalho em andamento e que o resultado final seja muito maior do que o Twitter já foi. A questão ainda é por que Musk simplesmente não começou do zero com uma oferta completamente nova. Nesse ponto, tudo o que ele realmente adquiriu pelos US$ 44 bilhões foi a base de usuários, que pode não estar de acordo com as mudanças.

“Alguns sugeriram que a nova marca X do Twitter faz parte do plano de Musk de desenvolver um aplicativo de ‘tudo’ que combina texto, chamadas, transações financeiras e outros recursos – uma espécie de WeChat baseado nos EUA, em outras palavras”, observou King . “Se esse é o plano dele, seria melhor começar do zero, em vez de assumir uma enorme dívida para comprar o Twitter, então matar sua marca e alienar a maioria de seus usuários”, completou.

Os talentos de Musk podem não ser suficientes para corrigir o curso que X está tomando agora, especialmente porque a história está realmente se repetindo!

“Embora, com seus enormes recursos financeiros, ele pudesse adiar essa falha por algum tempo, espero que estejamos observando uma das falhas mais caras de nossa história, aparentemente para tentar convencer as pessoas de que uma má ideia anterior, mudar o PayPal para X, foi de fato uma boa ideia”, acrescentou Enderle. Em vez disso, ele simplesmente reafirmará que foi uma péssima ideia.

*Peter Suciu é escritor e cobre assuntos internacionais

(traduzido por Andressa Barbosa)