“Tivemos outras ações pontuais anteriormente no universo dos games e e-sports e entendemos a potência da cocriação e de como esse ecossistema nos ajuda a se aproximar de novos públicos. Mas mais do que isso, também enxergamos uma oportunidade de conectar o projeto que estamos anunciando hoje com o propósito da Natura associado à diversidade e inclusão”, explica Denise Coutinho, diretora de marketing da Natura. A executiva indica que a primeira iniciativa será a criação de um time de League of Legends (LoL), um dos maiores jogos do mundo, formado por pessoas que se identificam com o gênero feminino e não binárias.
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De acordo com a Pesquisa Game Brasil (PGB), lançada no último domingo, 2, durante o BIG Festival, 70,1% dos brasileiros jogam. Além disso, 63,8% têm o hábito de acompanhar ou assistir as competições. Grande parte destes, 39,2%, assiste a vídeos ou lê sobre a modalidade de 1h a 3h por semana. Outros 82% dos brasileiros se engajam com games sendo que as mulheres representam metade do público nacional.
Cocriação e influência
O projeto que une Natura e MIBR será baseado em cocriação e na conexão entre as marcas da empresa e influenciadores. Serão 3 embaixadoras oficiais: as atuais influenciadoras do MIBR AthenaXis, que é streamer de Valorant; Yulla, streamer de League of Legends; e Vitorinha, que além de jogadora de League of Legends, é cantora e trará a música para o ecossistema de influenciadores da organização. “A Natura já lida com comunidades há muito tempo e esse universo é rico neste sentido, o que nos cabe é, além da cocriação, ter um trabalho de escuta e proximidade muito alinhado, neste sentido muita coisa interessante, autêntica e relevante pode sair dos projetos cocriados”, ressalta Denise.
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Digitalização
Atualmente, a Natura possui 2 milhões de consultores e consultoras sendo grande parte já digitalizada. “Nos últimos anos, agregamos várias ferramentas a dinâmica dos nossos parceiros e parceiras com o objetivo de contemplar e ampliar os canais. Hoje, temos vários formatos usados por nossas consultoras e consultores. E o público jovem, neste contexto, bem como as novas ferramentas são elementos cada vez mais importantes. Por isso, estar junto com os gamers e as gamers também é algo muito importante”, destaca a diretora de marketing.