Threads passa de 10 milhões de usuários e cria um novo recorde

Apresentado por
6 de julho de 2023

A associação direta entre a nova plataforma do Instagram e o Twitter se intensificou principalmente nos últimos dias, após o Twitter ter anunciado no sábado (1) os limites temporários de leitura para os usuários da plataforma.

Previsto para ser lançado nesta quinta-feira (6), o Threads, plataforma semelhante ao Twitter criada pela Meta, acabou sendo apresentado ao público antecipadamente, ainda na quarta-feira (5). Em tempo recorde, sete horas, a plataforma chegou a 10 milhões de usuários, confirmou Mark Zuckerberg, que foi o primeiro usuário da nova rede.

O Twitter e o Instagram são duas das redes sociais mais populares e amplamente utilizadas em todo o mundo, com 556 milhões e 2 bilhões de usuários, respectivamente. Embora tenham propósitos diferentes, ambos competem por atenção e engajamento dos usuários.

No último recorde de crescimento de usuários, o app de IA generativa ChatGPT levou 5 dias para chegar a 1 milhão de usuários, o Instagram 2,5 meses, o Facebook levou 10 meses e o Twitter 24 meses. Vale considerar, no entanto, que o Threads partiu da base de usuários do Instagram, o que de certa forma potencializou o lançamento.

Veja abaixo 4 outras vezes em que o Instagram se inspirou em funcionalidades de concorrentes:

#1 Direct Message 2013 O Instagram adicionou seu recurso de mensagens diretas em 2013, inspirado no sucesso do Facebook Messenger.
#2 Stories 2016 O Instagram introduziu os Stories em 2016, recurso semelhante ao recurso Snapchat Stories, permitindo que os usuários compartilhassem conteúdo efêmero que desaparecesse após 24 horas. more
#3 IGTV 2018 O recurso IGTV do Instagram, lançado em 2018, foi uma resposta direta ao YouTube, permitindo que os usuários compartilhassem vídeos mais longos na plataforma.
#4 Reels 2020 Os Reels do Instagram foram criados como resposta ao sucesso do aplicativo TikTok. Os Reels permitem que os usuários criem vídeos curtos e envolventes com música e efeitos especiais. more

O Threads era esperado há alguns meses. Quem oficializou a chegada da rede, no início da semana, foi Adam Mosseri, CEO do Instagram, destacando que ela tem o objetivo de “construir um espaço civil e aberto para o diálogo”.

A associação direta entre a nova plataforma do Instagram e o Twitter se intensificou principalmente nos últimos dias, após o Twitter ter anunciado no sábado (1) os limites temporários de leitura para os usuários da plataforma. De acordo com a nova regra, as contas verificadas poderão, em breve, visualizar até 6 mil posts por dia, enquanto as não verificadas apenas 600.

A expectativa do lançamento elevou as ações da Meta, nesta quarta-feira, 5, em mais de 3% na Nasdaq.