Lançamento do iPhone confirmado: veja a agenda completa

30 de agosto de 2023
Reprodução

O preço do iPhone 15 Pro Max/Ultra nos Estados Unidos subirá para US$ 200, com o modelo custando a partir de US$ 1.299.

Todo outono, a Apple lança um novo conjunto de iPhones para um mundo ansioso. Mesmo 16 anos após o lançamento do primeiro iPhone, em 2007, nenhum outro evento apresentando um gadget gera entusiasmo comparável.

Falta menos de um mês para o lançamento deste ano e, antes disso, há o Evento Especial da Apple, quando os telefones são revelados. Primeiro, porém, é o momento em que a empresa envia convites para a imprensa e convidados, detalhando quando e onde será o evento. E isso ocorreu nesta terça-feira, 29.

Quer estar totalmente informado sobre o que está por vir e quando, para não haver surpresas? Aqui está um guia completo, antes mesmo que a Apple diga uma palavra.

1. Apple envia convites oficiais para o evento especial

Esta é a arma inicial. Confirmará a realização do evento, com uma imagem atrativa e um texto enigmático, convidando a uma interpretação inteligente ou mesmo bizarra. Dica: as cores usadas muitas vezes são pistas das tonalidades que os iPhones apresentarão. Haverá também uma divertida animação de realidade aumentada.

Pode ser a qualquer momento. Falta sempre pelo menos uma semana para o evento especial em si, o que, pela linha do tempo abaixo, significa que o último será terça-feira, 5 de setembro. Quanto mais cedo for o anúncio, maior será o impacto. A Apple nunca envia convites na sexta-feira ou feriado (segunda-feira, 4 de setembro, é Dia do Trabalho nos EUA). Neste ano, o disparo de convites foi nesta terça-feira, 29.

2. O Evento Especial da Apple

O evento ocorre anualmente em Cupertino – no Teatro Steve Jobs desde que este foi construído –, e sempre às 10h (horário local). Outros eventos especiais acontecem em diferentes cidades, mas Cupertino é a iPhone Town.

Pensava-se que quarta-feira, 6 de setembro, estava escolhido, mas isso simplesmente não está acontecendo. Teria sido a preferência da Apple, tenho certeza, mas todos os relatórios dizem que a linha de produção está preparada para o final do mês, então o evento também será um pouco mais tarde: 12 de setembro.

3. Começam as pré-encomendas

Este é bastante regular e, portanto, adivinhável, assumindo que todos os outros detalhes estejam corretos. Geralmente cai na sexta-feira, uma semana antes da data de venda. Sexta-feira, 15 de setembro – horário a confirmar.

4. Apple lança iOS 17

Este é um passo discretamente importante. Isso significa que qualquer pessoa que tenha um iPhone ou iPad compatível pode baixar o software, mesmo sem a necessidade de investir no hardware da série iPhone 15. Muitas vezes acontece na mesma semana do evento. No ano passado, o software do iPad chegou mais tarde, em outubro, mas pode não ser o caso este ano. O software Mac tem sua própria data de lançamento, 18 de setembro.

5. Aparecem análises do iPhone

Isso acontecerá no início da semana, em um dia diferente das análises do Apple Watch. A imprensa selecionada receberá os iPhones logo após o evento especial, e as avaliações geralmente aparecem a partir das 9h.

6. iPhone 15 e iPhone 15 Pro

Sem falhar, a Apple lança seus iPhones, ou pelo menos alguns da nova linha, na sexta-feira da semana seguinte ao evento. A ressalva aqui é que o iPhone 15 Pro Max pode ser adiado devido a rumores de problemas de produção. No entanto, acredito que, a menos que esse atraso seja de três semanas ou mais, a Apple anunciará ao mesmo tempo, mas com pré-encomenda e data de envio adiadas.

7. Os rumores do iPhone 16 começam

O cronograma acima é, espero, abrangente. Até agora, nada contradisse nenhum dos detalhes – embora isso possa mudar! De acordo com Mark Gurman, da Bloomberg, em seu último boletim informativo Power On , a data do evento especial  está “prevista para 12 de setembro”. Não estou surpreso, mas certamente aliviado por Gurman estar dizendo o que está dizendo.

Leia também:

As palavras de Gurman: “Pelo que ouvi, o lançamento do iPhone 2023 e do Apple Watch será realizado na terça-feira, 12 de setembro. Isso é um pouco mais tarde do que o evento de 7 de setembro do ano passado. Se o padrão típico da empresa se mantiver, devemos esperar que as pré-encomendas do iPhone comecem em 15 de setembro e que as vendas do dia de abertura comecem no dia 22.”

Felizmente, isso corresponde ao que você leu acima, então não há necessidade de escrever, pelo menos ainda entendi errado em letras grandes. Gurman tem mais detalhes sobre o evento em si. Ele continuou: “A estrutura do evento, segundo me disseram, será igual à do lançamento do iPhone 14: um vídeo pré-gravado será exibido online, bem como em um evento na sede da empresa. Os participantes presenciais poderão experimentar o iPhone 15 e o novo Apple Watch após a apresentação. Há também outro lançamento ocorrendo em outubro – provavelmente para os primeiros Macs M3 – mas não está claro se isso será considerado um evento formal.”

Os 5 iPhones da Apple que não caíram no gosto do público: