Paulistão 24: YouTube investe para ampliar presença no futebol

31 de agosto de 2023

O Brandcast é o principal evento do YouTube para o Brasil e reuniu algumas das principais iniciativas da plataforma no ano

O YouTube Brandcast 2023, principal evento da plataforma de vídeos do Google no Brasil, que ocorreu na terça-feira, 29, no Allianz Parque, trouxe, dentre vários anúncios, a continuidade da estratégia da empresa para transmissões esportivas.

Após o recorde de audiência de 5,9 milhões de visualizações simultâneas durante a transmissão de Brasil x Coreia do Sul, pela CazéTV, na Copa do Mundo FIFA de 2022, no Qatar, o YouTube se propõe, agora, a continuar ampliando o acesso da audiência a jogos exclusivos, para isso,  anunciou a expansão de sua estratégia para a transmissão de esportes e oficializou o acordo para transmitir o Paulistão 2024 com jogos exclusivos e mantendo a parceria com o streamer Casimiro.

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Segundo Eduardo Brandini, head de TV e cinema, esportes, notícias e cidadania no YouTube, “o contrato com a Federação Paulista de Futebol  (FPF) estabelece ao YouTube 16 jogos, sendo 14 exclusivos. Desde a fase de grupos até a semifinal, um jogo por semana será exclusivo no YouTube — incluindo dois grandes clássicos”, conta Brandini, sem revelar o valor investido.

Patricia Muratori, diretora-executiva do YouTube para a América Latina, reitera a importância do projeto. “A gente nunca teve a intenção de trazer somente os 90 minutos do jogo para dentro do YouTube. O objetivo era conseguir trazer esses 90 minutos de um jeito único, que se comunica com a audiência e faz sentido para quem cria e para quem consome”.

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Brandini complementa: “as marcas precisam de atenção e retenção. Antes, o intervalo de 15 minutos entre os tempos do jogo era o momento em que o público saía da frente da televisão. Agora, durante a jornada dos 90 minutos, as marcas fazem parte do conteúdo, conseguindo gerar conexão e atenção”.

2023, um ano de resultados

No mesmo evento, o YouTube divulgou os números recentes da plataforma que, com 120 milhões de usuários no Brasil, se posiciona como o “maior ecossistema de vídeo no país”, segundo avaliação feita pela Comscore. E, de acordo com estudo da consultoria Kantar IBOPE Media, as TVs conectadas já estão presentes em 59% dos domicílios no Brasil, o que colabora para o posicionamento da marca que “pretende ser o principal meio de consumo de esporte dos brasileiros”.

Além disso, um levantamento feito pela Offerwise com 1.000 usuários, revelou que 80% dos consumidores da plataforma acreditam que o YouTube está “reinventando a forma como o conteúdo esportivo é consumido” e 81% concordam que a plataforma “permite que você assista esportes de uma forma mais divertida”.