Além do patrocínio: indústria da beleza se aproxima dos gamers em cocriações

4 de setembro de 2023

O Egeo Free Fire é uma forma de a marca se aproximar ainda mais dos gamers

Nos últimos quatro anos, a indústria de games e e-sports recebeu uma atenção maior das marcas em função dos números que movimenta e da capacidade de engajamento das comunidades. A previsão, em 2023, é de que o mercado movimente mais de US$ 200 bilhões em todo o mundo, segundo a Newzoo. Mas se as ações de patrocínio e investimento em influenciadores gamers se tornaram comum, agora, as empresas buscam mais, criando linhas e desenvolvendo produtos em parceria.

Leia também:

É o que ocorre, neste momento, com O Boticário. A marca chamou streamers e jogadores para atuar no desenvolvimento da fragrância Egeo, que leva o nome do Free Fire, um dos jogos mobile mais populares entre as comunidades gamers, em especial no Brasil. De acordo com a Pesquisa Game Brasil (PGB), O Boticário é a marca de Cosméticos mais conhecida pelo público gamer. O novo produto estará disponível a partir desta segunda-feira, 4, aos consumidores da marca.

Veja as 10 marcas mais populares entre os gamers brasileiros:

Para chegar à composição final de notas que traduzem o efeito Booyah! – expressão usada pelos gamers na vitória – a Firmenich, casa de fragrâncias parceira do Boticário no projeto, combinou frutas amarelas e Ruibarbo, com nuances de vanilla e sândalo. Todo o processo de criação e desenvolvimento foi feito em parceria com a Garena, uma das maiores desenvolvedoras de games do mundo e criadora Free Fire.

A criação do produto também contou com a contribuição de gamers e experts no jogo. Esta é a primeira vez que Free Fire faz collab com uma marca de beleza no Brasil.

“O lançamento de Egeo Free Fire vem coroar os movimentos do Boticário no universo gamer ao longo de três anos. Desenvolver um produto que traz os códigos deste público em parceria com uma das maiores plataformas de games do mundo reforça nosso foco em dialogar com os gamers e como queremos que seja apenas a porta de entrada para outros produtos direcionados para os gamers”, comenta Marcela De Masi, diretora executiva de branding e comunicação do Grupo Boticário.

Desde 2021, quando criou uma loja no jogo Avakin Life, O Boticário vem testando formatos e possibilidades no ecossistema gamer

Para apresentar a linha exclusiva ao público, O Boticário conta com campanha criada pela DRUID Creative Gaming, agência gamer da marca, e um projeto que foi pensado e direcionado totalmente à comunidade com um squad de influenciadores digitais deste ecossistema: Bruno PlayHard, CamilotaXP, Cherrygumms e Cauazin. A estratégia 360º inclui filmes estrelados por Bruno PlayHard e CamilotaXP, além de ações em redes sociais – com foco no Instagram e no TikTok.

Segundo Bruna Pastorini, sócia e CSO da DRUID, “desde a concepção do produto até as ações de comunicação e ativações foram pensadas estrategicamente levando em conta o perfil do público, a fim de solidificar, cada vez mais, essa conexão significativa entre a marca e os gamers. Essa parceria com o Free Fire – um dos jogos mais populares no país – é um marco importante para mostrar que a presença do Grupo O Boticário está ganhando capilaridade dentro do cenário gamer.”

Imersão no mundo gamer

Há três anos, o Grupo Boticário investe neste ecossistema. “Existe uma grande diferença entre estar e pertencer. Queremos que o público gamer continue nos vendo como parte desse universo, como uma marca não-endêmica que não só se associa a uma indústria em crescimento, como contribui para sua ascensão”, lembra Marcela De Masi. Em 2021, a marca se tornou a primeira a investir em ativações no em jogos de realidade virtual – com uma loja hub in-game, que possibilitou a criação de skins inspiradas em produtos.

Leia também:

No início de julho, a Forbes Brasil adiantou que a Natura também ampliava sua atuação no ecossistema. A empresa anunciou um novo projeto em parceria com a MIBR, organização de e-sports. Um dos primeiros projetos envolveu a criação de um time de League of Legends (LoL), um dos maiores jogos do mundo, formado por pessoas que se identificam com o gênero feminino e não binárias. Os próximos passos envolvem o desenvolvimento de produtos específicos com esse público.