Após 20 anos de Rock in Rio, Agatha Arêas revela sua nova batida: a educação

6 de setembro de 2023

Agatha Arêas: “na vertical de “Originals”, na primeira fase de operação da empresa, exploraremos o universo da liderança”

Responsável por liderar os principais projetos de educação na Rock World, holding do Rock in Rio e The Town, a executiva Agatha Arêas, então VP de Learning Experience, adiantou à Forbes Brasil a criação da Provoke Edutainment Club. A nova empresa, que terá Agatha como presidente, vai atuar com educação e entretenimento e seguir trabalhando ao lado da Rock World, mas agora como parceira direta da marca neste segmento.

“Sou privilegiada por ser formada por essa grande escola Roberto Medina, que me ensinou na prática a arte de sonhar e fazer acontecer, que mais do que a cultura de uma empresa, é uma filosofia de vida. E serei sempre uma multiplicadora dessa filosofia, levando às pessoas a crença de que o impossível não existe e que todos somos capazes de fazer acontecer os nossos sonhos.” disse a empresária, no palco do The Town Learning Journey by HSM, formação executiva que reuniu 500 executivos e empresários nesta terça-feira, 5, na Cidade da Música, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

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Para Roberta Medina, vice-presidente de reputação de marca da Rock World , Agatha faz parte do grupo que liderou o crescimento da empresa até aqui, tendo feito parte da internacionalização do Rock in Rio – de Lisboa, passando por Madri e Vegas. “É uma criativa como nós, partilhando o DNA empreendedor. Aquele que nos leva a realização dos sonhos. E, na verdade, a chegada da Provoke traz inúmeras possibilidades não só para a Agatha mas para a própria Rock World de pensarmos outros projetos em parceria”, comenta Medina.

À Forbes Brasil, ela fala sobre a Provoke, intraempreendedorismo e a conexão entre educação e entretenimento.

 

Em parceria com a HSM, o The Town reuniu profissionais da publicidade e do entretenimento para falar de negócios

Forbes Brasil – Qual o grande potencial que você enxerga na conexão entre educação e entretenimento?
Agatha Arêas – Acredito que o processo de aprendizagem floresce a partir da inspiração. E a inspiração se cria na conexão, na emoção. Construí a minha vida profissional – e pessoal – desenhando experiências que conectam pessoas a partir da música, da arte, da comunicação, que despertam sensações e criam memórias afetivas. Quando conheci o conceito de “edutainment” que une essas duas forças – educação e entretenimento – percebi que poderia contribuir com o meu know-how para a criação de experiências de aprendizagem envolventes, interativas, imersivas e divertidas, que são atributos naturais do entretenimento e que podem e devem ser trazidos para o universo da educação. É um combo potente: inspirar e conectar para assim criar um campo fértil para que o aprendizado flua, de forma prazerosa e marcante.

FB – Você, e a Provoke, são frutos de intraempreendedorismo, qual a importância de estimular o lado empreendedor das pessoas?
Agatha – Ser empreendedor é um ativo poderoso para qualquer pessoa, independentemente desta querer ter sua própria empresa em algum momento. Até pouco tempo atrás ainda havia muitas empresas que não se sentiam confortáveis em proporcionar programas de formação em empreendedorismo para os seus funcionários porque achavam que estariam aumentando o risco de perder esses recursos humanos para possíveis voos solo. Essa é das maiores miopias que uma organização pode ter. De uns anos para cá, felizmente, vem crescendo o entendimento de que a visão empreendedora é fundamental em qualquer profissão, na esfera executiva e até mesmo na forma como gerimos nossos planos pessoais, nossa casa, a educação dos nossos filhos. Ter iniciativa, ser curioso, aceitar desafios, assumir riscos e ser capaz de criar uma rede de conexões são características de alguém com perfil empreendedor e que podem e devem ser desenvolvidas de forma intencional nas empresas. Aliás essas habilidades deveriam ser ensinadas e exercitadas desde a escola. E quando uma empresa entende a potência que existe nessa construção, não só dá espaço, como investe nas propostas dos seus colaboradores. A Provoke foi incubada de forma orgânica na Rock World e isso só comprova a força de uma cultura empreendedora, que percebe que pessoas e negócios estão sempre em evolução e que estar atento às oportunidades é uma vantagem competitiva tanto para o colaborador quanto para a empresa.

“Quando conheci o conceito de edutainment que une essas duas forças – educação e entretenimento – percebi que poderia contribuir com o meu know-how para a criação de experiências de aprendizagem envolventes, interativas, imersivas e divertidas, que são atributos naturais do entretenimento”

FB – O que essa experiência com alguns dos maiores eventos que temos, contribui, agora, para também inovar na educação?
Agatha – Acho que mais forte do que a experiência que acumulei ao longo de duas décadas ajudando a construir esses eventos (Rock in Rio e The Town) é a filosofia que embasa a cultura por trás dessas marcas. “Sonhar e fazer acontecer” nada mais é que um sinônimo de “Empreender”. Além de transportar as características da experiência do entretenimento como “imersão”, “envolvência”, “interatividade” e “diversão” para a experiência de aprendizagem, pilares como “pensar grande”, “criatividade”, “excelência”, “sentido de pertencimento”, “work hard, play hard”, “integridade”, “colaboração” e “coragem” sempre estarão presentes na concepção dos produtos da Provoke, já que fazem parte do meu DNA e acredito que podem ser grandes diferenciais na construção de inovações na educação.

FB – Além de ter Rock in Rio como parceiro estratégico, quais as indústrias e ecossistemas que vocês já estão olhando para dai, tirar novos clientes?
Agatha – Acredito que toda marca tem uma história para contar e aprendizados para partilhar. Sendo assim, qualquer marca é um potencial cliente ou parceiro da vertical de “Co-branded” da Provoke. Na vertical de “Originals”, na primeira fase de operação da empresa, exploraremos o universo da liderança, com o recorte da “Primeira Liderança”. Essa plataforma será lançada no início de 2024 e poderá atender à demanda de indivíduos e empresas que desejem desenvolver gestores em início de carreira.