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“Por que medir a inovação? Porque a tecnologia é o catalisador do conhecimento e ela tem o potencial de melhorar a vida das pessoas, mas para que isso se materialize é preciso que a inovação, de fato, aconteça”, afirma Diego Puerta, presidente da Dell Technologies Brasil, sobre a pesquisa.
Os executivos brasileiros são otimistas em relação ao seu nível de inovação: 83% dos entrevistados classificaram suas organizações como inovadoras. Entretanto, apenas 5% das empresas conquistaram a categoria mais alta do estudo: líderes. A maioria das companhias brasileiras (42%) se encaixam na categoria de avaliadores da inovação, aqueles que já demonstram uma preocupação com o tema e estão construindo planejamentos iniciais para acelerar a inovação.
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O estudo aponta que as organizações brasileiras estão acima da média global quando o assunto é o reconhecimento da importância da inovação – 97% no Brasil, contra a média global de 86%. Apesar disso, 46% dos líderes brasileiros admitem que as soluções tecnológicas utilizadas atualmente não são avançadas o suficiente e temem ficar atrás da concorrência.
Os aspectos mais desafiadores para a inovação, segundo os respondentes do Innovation Index, são:
- Crescentes custos com cloud.
- Dificuldades de integrar a arquitetura de negócios à infraestrutura de TI.
- Tempo e dinheiro gastos para migrar aplicativos para ambientes de nuvem.
- Ameaças à segurança cibernética.
- Carência de infraestrutura de TI para atender e processar dados na borda (próximo ao local onde os dados foram coletados).