A rede que conquistou números impressionantes em sua estreia, como o recorde de 10 milhões de usuários em sete horas, agora passa por um momento de desafios. De acordo com dados levantados pela Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado, dentre os 21% dos usuários brasileiros que fizeram cadastro no Threads, apenas 8% ainda a utilizam. No final de julho, uma análise feita pelo site Sensor Tower contabilizou oito milhões de usuários, uma queda de 82% desde seu lançamento.
Leia também:
- X valendo US$ 1 tri? Sonho de Elon Musk para a plataforma esbarra em vários desafios
- Um mês de Threads: o que determinará o futuro da plataforma?
- Lançamento do Threads ajuda Zuckerberg a ficar US$ 61 bilhões mais rico
“Para uma novidade se manter, hoje, ela precisa trazer algo efetivamente inovador ou gerar uma facilidade ao usuário. Num primeiro momento a rede forneceu o que parecia uma facilidade de uso que partia da base das outras redes já existentes, mas só isso não bastou para que as pessoas permanecessem, até porque os usuários ativos do maior concorrente possuem perfil distinto do usuário das redes da Meta”, afirma Ligia Mello, fundadora da Hibou.
A pesquisa considerou o período de 9 a 12 de agosto de 2023 em todas as regiões do Brasil.
8 motivos que fizeram os brasileiros se desanimarem com o Threads:
Embora o esfriamento do entusiasmo em relação ao site, o próprio Zuckerberg não acredita que o Threads seja um fracasso. “O Threads mostrou um crescimento sem precedentes. Neste momento, nosso objetivo é reter e melhor os aspectos básicos da plataforma. Posterior a essa fase, o esforço será em crescer a comunidade e aí sim pensar em escala”, disse o CEO da Meta na última teleconferência de resultados da empresa.