Neal Mohan, CEO do YouTube, aproveitou a ocasião para reforçar o propósito da empresa com a novidade: “Facilitar a criação de conteúdo para creators de qualquer lugar é fundamental para o compromisso do YouTube de colocar o poder criativo nas mãos de bilhões de pessoas.”
Leia também:
- Fundador do Zoom recorre à IA na esperança de recuperar público da pandemia
- Google combinará chatbot de IA generativa com assistente virtual
- 10 filmes essenciais para entender por que a inteligência artificial é o tema do momento
O posicionamento do Spotify foi semelhante: “Acreditamos que uma abordagem cuidadosa da IA pode ajudar a construir conexões mais profundas entre ouvintes e criadores, um componente fundamental da missão do Spotify de desbloquear o potencial da criatividade humana”, disse Ziad Sultan, vice-presidente de personalização da empresa.
Forbes Brasil: Qual será o impacto das novas ferramentas de dublagem por inteligência artificial apresentadas pelo YouTube e Spotify para o ecossistema global de criação de conteúdo?
Bruno Sartori: Por um lado, os criadores de conteúdo terão à disposição uma ferramenta poderosa capaz de superar as barreiras linguísticas e tornar seu conteúdo acessível a pessoas de todo o mundo, em seu idioma nativo, independentemente da língua. Atualmente, para alcançar esse objetivo, é necessário recorrer à dublagem tradicional, o que acarreta em custos elevados de produção e limita a quantidade de material que pode ser criado.
Por outro lado, no futuro, dependendo do nível de qualidade alcançado pelas dublagens geradas automaticamente por meio da inteligência artificial, os profissionais da dublagem podem enfrentar desafios. Este setor precisa se adaptar rapidamente e buscar meios de regulamentar o uso dessa tecnologia.
FB: O aumento do investimento de plataformas para disponibilizar ferramentas de IA pode ser visto como algo positivo, negativo ou existe um meio termo?
Leia também:
FB: Por que os criadores de conteúdo devem estar preparados para lidar com as novas tecnologias apresentadas pelas plataformas?
BS: As ferramentas de inteligência artificial se tornarão indispensáveis para qualquer criador, possibilitando uma expansão rápida e econômica do alcance e impacto global de seu conteúdo. No entanto, existem desafios a serem enfrentados, como a qualidade das produções e as questões socioculturais dos conteúdos.
FB: Quais preocupações e responsabilidades as empresas e os criadores devem assumir após começarem a utilizar as novas ferramentas?
As empresas que disponibilizam essas ferramentas também devem estar plenamente conscientes das questões legais relacionadas ao uso da inteligência artificial na produção de conteúdo, e devem cumprir todas as regulamentações e leis vigentes em suas respectivas jurisdições. A chegada de grandes empresas no setor deverá estimular debates em torno da regulamentação do uso da IA na criação de conteúdo, especialmente no que diz respeito aos direitos autorais e à propriedade intelectual.