Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Carreira / De volta ao Brasil, Guilherme Martins é o novo CMO e VP de inovação da Diageo

De volta ao Brasil, Guilherme Martins é o novo CMO e VP de inovação da Diageo

Executivo, que até então era diretor global de marketing da divisão de tequilas, assume no lugar de Patricia Borges, que terá dois cargos globais na companhia

Pacete
06/11/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Divulgação

Guilherme Martins: “Minha inspiração vem da conexão das marcas com a cultura, criando estratégias que têm como foco o consumidor e libertam as marcas a irem além”

A Diageo Brasil tem uma nova liderança de marketing e inovação. Guilherme Martins, então diretor global de marketing de tequila, atuando desde a Cidade do México desde 2021, volta ao Brasil para assumir a vice-presidência que reúne as duas áreas. O executivo ocupa o lugar de Patricia Borges, profissional que, a partir de 20 novembro, passará a ocupar duas posições globais na companhia: CEO Ketel One & Zacapa Joint-Venture & Global SVP e líder de Luxury Business.

“Estou feliz e entusiasmado com o desafio de trazer novas experiências aos consumidores brasileiros, alinhadas às tendências globais. Nessa minha nova função, pretendo continuar unindo as minhas duas grandes paixões: Marketing e Pessoas. Minha inspiração vem da conexão das marcas com a cultura, criando estratégias que têm como foco o consumidor e libertam as marcas a irem além de suas categorias convencionais, causando um impacto significativo na sociedade”, afirma Guilherme.

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

O executivo entrou na Diageo em 2016, egresso de grandes empresas de consumo como General Mills, Natura e Whirpool. Naquele ano, assumiu o núcleo de Novos Negócios e a missão de implementar novas estratégias e impulsionar os resultados a longo prazo. Ao assumir a função de Diretor do Portfólio Reserve no Brasil, foi responsável por liderar iniciativas com o objetivo principal de fomentar a cultura da coquetelaria no Brasil, por meio da mudança da percepção das pessoas em relação ao coquetel e da educação sobre esse universo.

Durante sua passagem pelo México onde atuou como Diretor Global de Marketing de tequila, assumiu o desafio de desenvolver a categoria e atender às demandas de crescimento e premiunização do líquido, à medida que o consumidor em todo o mundo tem se mostrado cada vez mais aberto a conhecer e degustar novos drinks e sabores.

Leia também:

  • “Marketing é sinônimo de crescimento sustentável”, diz o CMO da Mondeléz

Gestão, pessoas e licença-paternidade na Diageo

Em agosto de 2021, quando assumiu a liderança da unidade de negócios no México, Guilherme falou à Forbes Brasil sobre licença-paternidade estendida. Na ocasião, o executivo narrou a experiência de ficar afastado por seis meses após o nascimento do segundo filho. A companhia conta com uma política de licença-familiar que, desde 2019, oferece a todos os colaboradores pais e mães uma licença de 26 semanas, ou seja, seis meses para cuidar de seus filhos a partir do nascimento ou adoção. A política inclui a manutenção de salários e benefícios, e vale para todos os tipos de casais.

“Ao meu ver, o discurso de diversidade, inclusão e equidade precisa ser mais que um discurso. Ações afirmativas que forçam essa transformação é uma necessidade – caso contrário, a mudança será marginal. Ações como essa reforçam o compromisso das empresas, trazem orgulho aos funcionários e, com certeza, fidelização, o que faz com que o clima da empresa evolua muito. As empresas precisam refletir sobre qual papel querem assumir como protagonistas na evolução da sociedade. Além disso, precisam entender que equidade e diversidade refletem em melhores negócios. Discurso sem ação não é suficiente”, destacou Guilherme.

Leia também:

  • “A tecnologia exige um olhar cada vez mais aguçado”, diz CMO da Mastercard
Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Bebidas
  • Carreira
  • CMO
  • Diageo
  • inovação
  • Marketing
  • Tecnologia

As mais lidas agora

  • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
    Forbes Mulher

    Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Storytelling por trás dos Vinhos de Luxo Latino-Americanos

Últimas Notícias

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

  • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

  • Foto: Scott Olson/Getty Images

    Trump Critica Powell por Não Cortar Juros e Minimiza Risco de Inflação

  • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

    Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

  • Jorge Adorno/Reuters

    China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.