Smartwatch de ouro da Huawei é o mais caro de todos os tempos

28 de novembro de 2023

O modelo é vendido por £2.699,99 no Reino Unido, o equivalente a R$16.641,30.

Testei smartwatches da Huawei por mais de cinco anos, e todas as minhas análises dizem coisas semelhantes: o hardware é o mais premium entre os dispositivos móveis, a vida útil da bateria é épica, mas fico frustrado pela incapacidade de responder a mensagens de texto diretamente no relógio, da mesma forma que posso fazer com os aparelhos da Apple ou Samsung.

Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Essas afirmações ainda se mantém com a edição Watch Ultimate Gold, que como o nome sugere, é um smartwatch dourado. Ele é vendido por £2.699,99 no Reino Unido, o equivalente a cerca de $3.400, ou R$16.641,30. Na China, o relógio tem um preço de varejo de 23.392 yuans, cerca de $3.250. Os preços no restante da Europa e Ásia ficam entre os dois valores.

Leia também:

O valor torna o Watch Ultimate Gold, smartwatch da Huawei, o mais caro de todos os tempos, com um preço que realmente salta da tela, chamando a atenção de quem está acostumado apenas com os preços da indústria móvel.

No entanto, os preços de produtos móveis são relativamente baixos em comparação com outras indústrias. No mercado de relógios de luxo, por exemplo, $3.400 não é nada incomum.

Veja mais detalhes do smartwatch de ouro da Huawei:

 

Com o novo modelo a Huawei pretende justamente entrar em um novo segmento, tornando o smartwatch  uma peça de luxo. Os consumidores aceitarão um produto da Huawei como item de luxo? Não posso falar pela Europa, mas na China, Malásia e, em certa medida, em Hong Kong, a resposta é sim.

Apesar do nome, o relógio não é totalmente dourado. A estrutura principal é feita de cerâmica nanocristalina, e a pulseira é feita de titânio. Os componentes de ouro 18k podem ser encontrados envolvendo o bisel e revestindo a coroa giratória.

O relógio é um pouco pesado, com 78g e medindo 49,4 mm × 49,4 mm × 13 mm; as fivelas borboletas na pulseira significam que ajustar para tamanhos diferentes requer a remoção ou adição de fivelas. A Huawei inclui três fivelas extras, então deve ser capaz de se ajustar à maioria dos pulsos adultos.

O relógio também possui uma tela OLED LTPO de 1,5 polegadas com uma taxa de atualização que varia entre 1-60Hz. A capacidade de diminuir a taxa de atualização ajuda na eficiência da bateria, e de fato este relógio pode durar 14 dias com uma única carga, o que é impressionante, já que os smartwatches da Apple, Samsung e Google geralmente duram entre um a três dias.

A parte traseira do relógio apresenta o sensor TrueSeen da Huawei, que pode detectar a frequência cardíaca e o ritmo cardíaco, além de verificar o nível de saturação de oxigênio e realizar um eletrocardiograma.

Na China, o relógio também suporta chamadas via satélite por meio da conexão bidirecional Beidou, mas esse recurso obviamente não está disponível para usuários fora do continente. A Huawei não especificou o silício que alimenta o relógio, mas a interface do usuário se comportou suavemente.

O software é em sua maioria bom, com a capacidade de rastrear caminhadas automaticamente, dezenas e dezenas de modos de exercício e recursos para fazer chamadas de voz, com alto-falantes realmente altos e completos.

O relógio dourado também pode ir até 300 pés (100 metros) debaixo d’água, o que significa que a Huawei projetou este smartwatch para mergulhadores. Para isso, o software também possui um computador de mergulho embutido que pode detectar métricas cruciais.

Os mostradores de relógio da Huawei melhoraram, com alguns realmente úteis disponíveis, incluindo um com seis complicações personalizáveis. No entanto, como mencionei anteriormente, ainda não consigo responder dinamicamente a mensagens de texto recebidas. O melhor que posso fazer é enviar respostas prontas. Isso não é um grande problema para algumas pessoas.

Embora este relógio seja caro o suficiente para eu não acreditar que moverá milhões de unidades, certamente há colecionadores e fãs da Huawei que ficariam interessados no modelo.