Brasileiros indicam quais são os “trabalhos proibidos” para a IA

11 de janeiro de 2024
The Washington Post/Colaborador/Getty Images

Deep Fake é o uso mais condenável quando o tema é inteligência artificial de acordo com a pesquisa da Hibou

Ainda que estejam altamente familiarizados com a inteligência artificial e entendam que essa tecnologia já mudou suas vidas, os brasileiros com acesso digital ainda ponderam na hora de indicar ou aceitar a IA para algumas finalidades. Essa é a conclusão de um levantamento inédito feito pela Hibou Pesquisas & Insights, empresa de monitoramento e pesquisa, sobre quais as funções “proibidas” para a IA, segundo os brasileiros.

Foram ouvidas 1880 pessoas com acesso digital. “Os dados mostram que as funções onde a IA não é bem-vinda são claramente aquelas em que humanos podem ser substituídos na tomada de decisão. Também existe o receio quanto às regras daquela IA em relação ao nível de transparência  que ela possui para com pessoas e consumidores”, explica Ligia Mello, CSO da Hibou Pesquisas & Insights.

  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Para 64% dos entrevistados, a IA já impactou suas vidas e carreiras. Outros 4% admitem que 2024 será um ano crucial para a aplicação da tecnologia. Para outros 5%, somente depois de 2030 a IA se tornará viável. A resistência em relação a essa tecnologia foi algo que também apareceu na pesquisa. Em relação a atendimento, 39% não gostam e não querem falar com uma máquina. Outros 26% topam falar com máquinas desde que elas resolvam seus problemas.

Sobre os trabalhos proibidos para IA, em primeiro lugar aparece a aplicação de IA para Deep Fake, seguido pelo uso da tecnologia em Diagnósticos Médicos, Advocacia, Condução de Carros e Sugestão de Políticas Públicas. “As ferramentas ainda vivem uma curva de aprendizado que, conforme passa o tempo, vai trazer mais confiança e transparência para as pessoas.”, reforça Ligia.

Saúde Número de bilionários: 18 Patrimônio acumulado: R$ 66,2 bilhões
iStock
Carro autônomo da Cruise já opera em São Francisco (EUA)
Empresas mais jovens podem ter maior facilidade em aplicar políticas de transparência salarial
Melhoria da experiência do cliente "Como podemos usar a IA para melhorar a experiência do cliente em nosso setor? Forneça estratégias ou tecnologias específicas que possamos implementar." "Analise o feedback dos clientes sobre [produto ou serviço] e sugira estratégias baseadas em IA para resolver problemas ou pedidos comuns."more