Além da Sora: 4 apps de IA que, nas mãos erradas, podem potencializar fake news

19 de fevereiro de 2024

Compreensão Além de atender ao prompt escolhido pelo usuário, a IA consegue melhorar a sugestão com detalhes contextuais, como as cores e texturas dos objetos.

Papa Francisco com uma jaqueta puffer branca criada por um aplicativo de inteligência artificial.

Desde a última quinta-feira, 15, as redes estão sendo inundadas de vídeos desenvolvidos pela Sora, nova ferramenta de IA da dona do ChatGPT que cria vídeos a partir de comandos em texto.

A repercussão se dá, também, pelo esforço que Sam Altman, CEO da OpenAI, vem fazendo para divulgar o serviço que ainda está em fase de testes.  “Queremos mostrar o que a Sora é capaz de fazer. Por isso, convido vocês a enviarem sugestões e não pegarem leve em testar do que essa ferramentas será capaz”, disse Sam, em suas redes.

  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Apesar de garantir a segurança da Sora, que será um serviço pago, a OpenAI pode ter desafios em cumprir essa promessa.

Nos últimos meses, várias entidades, da Unesco ao FMI passando pela ONU, lançaram iniciativas para conscientizar e combater fake news que podem ser potencializadas a partir de ferramentas de IA. A preocupação ocorre, principalmente, com a aproximação das eleições americanas.

Além da Sora, que foca em vídeo, a OpenAI também possui o Dall-E, um dos mais tradicionais no uso de IA para criação de imagens.

Veja abaixo 4 apps que utilizam IA para criar fotos e vídeos além da Sora:

Starchive usa ferramentas de IA para arqueologia de conteúdo moderna.