TikTokers estão usando imagens falsas de médicos e enfermeiras para cometer fraudes

6 de março de 2024
Ilustração/Forbes US

Uma vez que pílulas ou produtos de saúde são disparados nas redes sociais, como é o caso do TikTok, eles entram em um “Velho Oeste” regulatório, disseram especialistas à Forbes.

Malinda Weekly, enfermeira de pronto-socorro em Chicago, salvou uma vida na semana passada. Ela ajudou a tratar um homem durante uma parada cardiorrespiratória. Porém, segundo vídeos virais no TikTok, ela foi demitida e agora está ocupada vendendo pílulas e medicamentos questionáveis — de nutrientes para vacas a estimulantes cerebrais.

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“Depois de trabalhar 417 dias como nutricionista, fui demitida aleatoriamente depois de engravidar. Então, aqui estão as dicas de saúde que eu não pude compartilhar com os meus pacientes”, diz uma imagem de Weekly em um post no TikTok.

Entretanto, Malinda Weekly é uma enfermeira de pronto-socorro, não uma nutricionista. Ela nunca foi demitida ou esteve grávida. Ela nunca experimentou o remédio que estava anunciando e nem mesmo sabe o que esses suplementos fazem. E, o mais importante: ela nunca deu permissão para o Miracle Moo ou WonderCow usarem sua imagem para vender seus produtos.

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Ela é apenas entre muitos profissionais licenciados cujas faces e credenciais foram arrancadas das redes sociais e reaproveitadas para vender suplementos duvidosos e desinformação de saúde aos usuários do TikTok nos Estados Unidos e na Europa — sem o conhecimento ou permissão deles.

“Como as pessoas estão sendo pagas usando meu rosto?” disse Weekly, que afirma se sentir atacada e violada, mesmo que as fotos tenham sido retiradas de suas redes sociais públicas. “As pessoas estão sendo fraudadas” e potencialmente colocadas em perigo, acrescentou. Pesquisas mostraram que os suplementos às vezes são misturados com drogas não aprovadas ou proibidas. Sem mencionar que a carreira e a reputação de Weekly estão em jogo.

“E se alguém me contar no pronto-socorro que comprou o produto que ‘eu’ anunciei e depois algo de ruim acontecer?” reflete Weekly. “Eu não levo mais essa situação com bom humor.”

“Como o TikTok permite esse absurdo?” ela acrescentou. “Eles são uma empresa bilionária; eles precisam resolver isso.”

A porta-voz do TikTok, Mahsau Cullinane, disse que a empresa está revisando o conteúdo e as contas e continuará removendo qualquer publicação que viole as políticas da plataforma. A Forbes usou a ferramenta de denúncia do TikTok para sinalizar vários desses posts, incluindo com Weekly, como “desinformação”, “comportamento enganoso e spam” ou “fraudes e golpes”. Dentro de 30 minutos, eles voltaram ao ar.

A “festa” dos suplementos

Usar o prestígio de médicos e enfermeiros para legitimar remédios ou modismos de bem-estar não é novidade. Mas as redes sociais tornaram muito mais fácil comercializar necessidades extravagantes para audiências enormes. O TikTok, em particular, conseguiu transformar o que é viral online — incluindo medicamentos caros que prometem resolver seus problemas — em tendências da vida real que estão impulsionando os US$ 30 bilhões da indústria de suplementos dos EUA.

A plataforma recentemente tornou um composto obscuro chamado ‘Berberina’ famoso. Entretanto, na realidade, a Berberina até o momento não demonstrou nenhum efeito significativo sobre o peso e tem efeitos colaterais como constipação e diarreia.

A rede social também impulsionou um aumento nas vendas de água de clorofila (prometendo suavizar manchas e melhorar o hálito) e pós verdes (prometendo menos inchaço e um intestino mais forte), mas, também, a evidência científica é escassa.

Pesquisando os 7 milhões de posts na poderosa hashtag “TikTok Made Me Buy It”, você pode encontrar super-pílulas nutricionais, resina do Himalaia e suplementos de desodorante natural entre os principais resultados. No TikTok Shop, os usuários podem navegar pelos suplementos para a “juventude” e pílulas de “energia e foco”. E, embora alguns aditivos possam ser perigosos, muitas marcas por trás deles estão lucrando.

“Se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é”.

A Forbes encontrou dezenas de contas no TikTok que promovem uma variedade de suplementos e às vezes reivindicações de saúde duvidosas usando fotos de médicos, enfermeiros e dentistas reais (todas roubadas das redes sociais).

As contas seguem um padrão semelhante: os posts apresentam jovens trabalhadores da área médica com uniformes, crachás de trabalho ou estetoscópios, junto com reivindicações provocativas de que eles acabaram de ser demitidos e agora estão divulgando os segredos de saúde que foram proibidos. Alguns criticam as grandes farmacêuticas e mostram pessoas em leitos de morte. O que se segue são slideshows de fotos que misturam dicas genéricas de saúde com vendas de medicações.

“Eu prego a prática baseada em evidências e na saúde, e muitas dessas empresas que estão usando minhas fotos estão enganando as pessoas e comercializando coisas que eu não colocaria meu nome”, disse Ashley Lorena Adkins, uma enfermeira de UTI do Arizona, cuja imagem está vinculada a anúncios fraudulentos.

Vender esses tipos de suplementos nos EUA é uma “festa”, disse o Dr. Pieter Cohen, professor associado da Faculdade de Medicina de Harvard, que supervisiona o programa de pesquisa de suplementos da Cambridge Health Alliance. “É um ótimo esquema para quem quer vender algo que não faz nada por você.”

“A razão pela qual os suplementos são a área perfeita para entrar, se você quiser enganar os consumidores sobre os efeitos de seu produto”, disse Cohen. Nos EUA, “você não precisa de nenhuma evidência científica, não precisa provar que seu suplemento sequer foi testado.”

Desde que influenciadores, marcas ou contas de mídia social evitem certos termos relacionados a doenças, como prometer explicitamente que uma pílula irá curá-las, “fabricantes ou pessoas vendendo suplementos têm liberdade para promover seus produtos da maneira que desejam.”

Quem está por trás disso?

A WonderCow é feita pelos agricultores Rob e Erica Diepersloot, que possuem cerca de 17.000 vacas na Califórnia e no Colorado. Uma conta do TikTok promovendo o pó ($65) e o creme ($35) da WonderCow no TikTok Shop, @wonderhealthmania, gerou mais de 5 milhões de curtidas e construiu uma audiência de mais de 250.000 visualizações, desde que começou a postar as fotos roubadas das enfermeiras em dezembro. (Uma estratégia semelhante foi usada no Facebook.)

A WonderCow e o Miracle Moo não responderam a várias solicitações de comentários, inclusive sobre se seus suplementos foram testados. O marketing para ambos os produtos afirma que são respaldados pela ciência e têm resultados comprovados.

Shanil Beekarry, autor do e-book “Como Ter Um Six Pack Matador Em Tempo Recorde”, é o fundador de outra marca de suplemento que está sendo promovida dessa maneira no TikTok. Sua empresa, JustFloow, é fabricante de um nootrópico chamado Genius Mind que “liberará sua vantagem mental” e é o “#1 Brain Enhancer na Amazon”, de acordo com uma conta do TikTok. A Forbes encontrou mais de uma dúzia, com mais de 2,5 milhões de curtidas, promovendo o suplemento de saúde cognitiva em posts virais usando fotos de Weekly, uma higienista dental na Geórgia e muitos outros funcionários médicos.

Beekarry disse que sua empresa não possui ou controla as contas do TikTok e que “continuamos comprometidos em fornecer produtos de alta qualidade respaldados por pesquisa científica”. Ao ser questionado sobre para onde direcionar a Forbes para essa pesquisa científica, ele disse: “Não podemos divulgar mais informações em conformidade com acordos de confidencialidade.”

“Ficamos preocupados ao saber sobre o uso não autorizado de fotos pessoais de médicos e enfermeiros licenciados em certas contas do TikTok que podem estar associadas à nossa marca”, disse o empreendedor baseado na Inglaterra por e-mail. “Embora nos envolvamos com sub-redes de terceiros para fins de marketing, nos esforçamos para garantir a conformidade com diretrizes éticas. No entanto, reconhecemos que, apesar de nossos melhores esforços, algumas instâncias podem passar despercebidas.”

Cohen, o professor de Harvard que supervisiona a pesquisa de suplementos em Cambridge, disse que os suplementos nootrópicos têm pouco benefício comprovado e que o colostro é uma área de pesquisa científica ativa onde são necessários mais estudos.

Ele também disse que uma quantidade significativa dos ingredientes originais na maioria dos suplementos dietéticos nos EUA na verdade vem da China.

O TikTok é de propriedade do gigante chinês de tecnologia ByteDance, e os especialistas dizem que a plataforma pode ser uma ferramenta altamente valiosa à medida que a ByteDance se aventura na área farmacêutica dos EUA. “Se você pudesse encontrar uma maneira de vender produtos que sejam atraentes para os consumidores, você certamente pode construir uma robusta indústria farmacêutica ou um produto competitivo, e depois anunciá-lo no TikTok”, disse um especialista à Forbes no início deste ano.

“Tentando conter o mar”

Embora a Food and Drug Administration dos EUA seja encarregado de garantir que os rótulos dos suplementos sejam precisos e verdadeiros, uma vez que pílulas ou produtos de saúde são disparados online, eles entram em um “Velho Oeste” regulatório, disseram especialistas à Forbes.

A publicidade em mídias sociais teoricamente cai sob o Federal Trade Commission, e a agência trouxe ações de fiscalização contra fabricantes de suplementos que vendem reivindicações de saúde enganosas ou falsas no passado. Mas a pequena e subfinanciada tem lutado para acompanhar o mundo em expansão e em rápida mudança dos influenciadores de mídia social e quem está dizendo o quê em um aplicativo usado por 150 milhões de estadunidenses.

“É tentar conter o mar”, disse David Vladeck, ex-diretor de Proteção ao Consumidor da FTC. “É um tsunami de informações.”

Vladeck disse que, embora seja preocupante que essas postagens do TikTok para suplementos questionáveis pareçam estar vindo de pessoas com experiência médica, os médicos e enfermeiros cujas fotos estão sendo usadas erroneamente provavelmente não terão muito sucesso com ações legais, e os danos seriam modestos.

Enquanto o TikTok não resolver o problema, TikTokers discernidores — e até médicos, aparentemente — estão fazendo o trabalho de policiar e desmascarar eles próprios.

“As pessoas vão tentar vender coisas para você no TikTok, nas mídias sociais, e afirmar que têm uma cura para tudo, mas não há soluções simples”, disse um TikToker chamado Dr. Michael em um vídeo recente destacando como o rosto de uma dentista da Geórgia está sendo fraudado. “Normalmente, eu apresento estudos e evidências para apoiar o que eu digo — mas para esse monte de absurdos, eu realmente não preciso.”

“Se parece bom demais para ser verdade”, acrescentou o Dr. Michael, “provavelmente é”.