Alvo de polêmicas, IA de Elon Musk agora irá analisar imagens

16 de abril de 2024

Uma pesquisa feita pela Adversa AI, empresa de segurança para ferramentas de IA, mostrou que o chatbot pode ajudar os usuários com instruções para atos ilícitos, como fabricar bombas e seduzir crianças.

O Grok, ferramenta de IA generativa da xAI, empresa lançada por Elon Musk em julho de 2023 para concorrer com a OpenAI, dona do ChatGPT, divulgou na última sexta-feira, 12 de abril, uma nova capacidade: analisar imagens.

  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

O recurso de “visão digital” para análise de representações visuais já está disponível em ferramentas como o ChatGPT 4.0 e o Gemini Advanced (IA do Google) há algum tempo. No entanto, o diferencial do Grok, de acordo com Musk, é sua “rebeldia”.

“O Grok foi projetado para responder perguntas com uma tendência rebelde. Se você não tem senso de humor, evite-o”, publicou o bilionário no final do ano passado. Elon também já mencionou o “acesso em tempo real” ao X (antigo Twitter) como benefício do chatbot.

Leia também:

“Para desenvolver assistentes de IA úteis, precisamos avançar na compreensão do mundo real. Para este fim, estamos introduzindo um novo produto, o RealWorldQA, projetado para avaliar e compreender o mundo a partir de um conjunto de dados com mais de 700 imagens”, divulgou a xAI em comunicado.

5 erros cometidos por ferramentas de IA generativa:

A Nasa está desde fevereiro de 2021 em Marte com a missão para buscar evidências de vida antiga no planeta vermelho
#2 Elon Musk presidente dos EUA Ainda de acordo com o Gemini, do Google, Musk tornou-se presidente dos EUA em janeiro de 2024.
TRANSPARÊNCIA TSE reúne especialistas de tech em comissão de transparência eleitoral O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anunciou a criação da Comissão de Transparência das Eleições, órgão destinado a ampliar a transparência de todas as etapas do pleito. A iniciativa reúne especialistas em tecnologia da informação, pesquisadores, professores de algumas das maiores universidades do país. A comissão vai acompanhar e fiscalizar as fases de desenvolvimento dos sistemas eleitorais e poderá opinar e recomendar ações adicionais para garantir a máxima segurança.more

Entretanto, a “rebeldia” do Grok pode ir longe demais em alguns casos. Uma pesquisa feita pela Adversa AI, empresa de segurança para ferramentas de inteligência artificial, mostrou que o chatbot pode ajudar os usuários com instruções para atos ilícitos, como fabricar bombas e seduzir crianças.