Com IA, iOS 18 muda o jogo para todos os usuários do iPhone

29 de abril de 2024

No ano passado, a Apple comprou a startup canadense DarwinAI, empresa que desenvolve tecnologias capazes de tornar sistemas de IA menores e mais rápidos.

Agora é oficial – ou melhor, quase. A próxima atualização do iOS 18 incluirá recursos de IA. Isso significa que o iPhone 16 contará com uma combinação formidável de ferramentas.

  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

De acordo com um relatório da Bloomberg, a Apple está desenvolvendo seu próprio grande modelo de linguagem (LLM) para alimentar recursos de IA generativa nos dispositivos da série 16. “As ferramentas de inteligência artificial da Apple podem ser um pouco menos potentes em alguns casos. Por outro lado, será mais fácil para a Apple manter a privacidade”, escreveu o comentarista Mark Gurman, em sua newsletter PowerOn.

Leia também:

O que sabemos sobre a estratégia de IA da Apple?

No ano passado, a Apple comprou a startup canadense DarwinAI, empresa que desenvolve tecnologias capazes de tornar sistemas de IA menores e mais rápidos.

Os recursos de IA da Apple devem funcionar melhor no iPhone 16, porque o novo modelo incluirá um chip mais poderoso. “O próximo chip A18 Pro terá um tamanho de matriz maior para melhorar o desempenho da inteligência artificial”, conta Jeff Pu, analista de investimentos, em entrevista à MacRumors.

A afirmação também pode significar que os usuários do iPhone 16 terão acesso a mais recursos de IA. No entanto, os dispositivos anteriores e menos potentes também poderão contar com ferramentas básicas de IA graças ao iOS 18.

A privacidade da Apple

A Apple se diferencia por seu padrão de privacidade e segurança há anos. “Privacidade. Isso é Apple”, diz um dos anúncios da fabricante do iPhone. E, quando se trata de IA, a preocupação com segurança nunca foi tão alta. Sem dúvida, esta é uma oportunidade para a Apple.

“A IA da Apple será processada no dispositivo e — idealmente — qualquer tarefa que use dados pessoais e sensíveis também”, escreve Zak Doffman, da Forbes. “Todo o resto — incluindo pesquisa ou criação de documentos — provavelmente será enviado para a nuvem.”

O processamento de IA no dispositivo “se alinha perfeitamente com os compromissos da Apple em priorizar a privacidade do usuário”, diz Jake Moore, consultor global de segurança cibernética na ESET. “Ao processar dados localmente, a empresa minimiza transmissões externas e aumenta a segurança.”

Próximos passos

Falta apenas um mês para o início da Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple e haverá muito mais rumores surgindo antes disso. Gurman, da Bloomberg, já disse que o iOS 18 será a maior atualização da Apple até o momento e, junto com o poder que o iPhone 16 oferecerá, isso definitivamente é verdade. Em junho, o CEO da Apple, Tim Cook, revelará sua estratégia de IA, detalhando os recursos que virão no iOS 18, bem como como eles protegerão a segurança e a privacidade do iPhone.