Estados Unidos caminham para produção recorde de açúcar

9 de novembro de 2021
Joe Skipper/Reuters

Sacas de açúcar em unidade de processamento em Okeelanta, Flórida

Os Estados Unidos estão a caminho de uma produção recorde de açúcar na temporada de 2021/22 (outubro a setembro), com mais de 9,33 milhões de toneladas curtas, disse o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) em um relatório mensal hoje (9).

A produção recorde do açúcar ocorre no momento em que os norte-americanos relatam uma grande safra de beterraba.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

A quantidade de açúcar produzida a partir da beterraba está crescendo 6,3% acima da safra passada, para 5,34 milhões de toneladas curtas, disse o USDA.

Apesar da alta produção local, os preços permanecem próximos a níveis recordes para consumidores de açúcar nos Estados Unidos, pois uma oferta global menor em 2021 impulsionou os valores internacionais.

Como resultado, o USDA informou que as empresas estão importando açúcar mesmo pagando a tarifa integral.

A agência disse que pelo menos uma grande refinaria dos EUA comprou 25.000 toneladas de açúcar bruto em outubro. Essas importações normalmente enfrentam uma tarifa de mais de 15 centavos de dólar por libra.

No relatório mensal de oferta e demanda, o USDA aumentou sua estimativa para as importações de açúcar dos EUA para 3,04 milhões de toneladas curtas na safra de 2021/22, ante 3 milhões no relatório de outubro.

E projetou a relação estoque/uso em 14,3% para a temporada de 2021/22. (Com Reuters)