A Nestlé Purina, que tem crescido acima do mercado, confia que o aumento de dois dígitos nas vendas continuará nos próximos anos, no que baseou seu investimento de 1 bilhão de reais na fábrica, que pode ser ampliado em 1,5 bilhão de reais.
“Essa fábrica vai ser fundamental, não somente pela capacidade de produção, mas pelas tecnologias… vai nos impulsionar a ter um pulmão de crescimento de quantidade, mas também com tecnologias de ponta, sejam específicas de produto ou de internet das coisas…”, afirmou à Reuters o CEO da Nestlé Brasil, Marcelo Melchior.
Atualmente, a companhia tem 12,5% de participação no mercado de ração de animais domésticos, em terceiro lugar no ranking do setor, que atraiu companhias como a BRF, com aquisições no segmento em 2021 suficientes para abocanhar 10% do segmento.
Barros disse que a unidade foi projetada para receber o investimento completo de 2,5 bilhões de reais, mas a empresa vai aguardar a confirmação da demanda para executar todo o aporte previsto.
A companhia não divulgou dados sobre capacidade produtiva da nova unidade por questões estratégicas.
Uma segunda fase do projeto estaria concluída no segundo trimestre de 2024, acrescentou Barros.
EXPORTAÇÃO
A Nestlé Purina já exporta a partir do Brasil para Estados Unidos, Alemanha, Itália e França, além de países da América do Sul, mas está de olho em outros mercados, como Rússia, Austrália e México.
“Estamos inserindo a Purina Brasil no ‘supply’ global, além de Estados Unidos e Europa, também vai exportar para Ásia e Oceania”, afirmou Barros.
Segundo ele, o Brasil tem competitividade em ração animal frente a outros países por ser um grande player de matérias-primas, como soja e milho, além de possuir oferta adequada de subprodutos da indústria de carne como vísceras, utilizadas na composição do “pet food”.
INOVAÇÃO
Mas a companhia também tem feito atualizações em todas as unidades, focando sempre a inovação, característica dos produtos da companhia, comentou o executivo.
Nessa linha, ele disse que a empresa aposta “muito em cafés”, envolvendo opções sofisticadas aos consumidores, ao mesmo tempo que foca a sustentabilidade nos processos, até mesmo no que se refere ao descarte das embalagens.
(Da Reuters)