Agroconsult faz novo corte na soja do Brasil, para 124,6 milhões de toneladas após Rally da Safra

17 de março de 2022

De outro lado, as expectativas de processamento de soja no Brasil neste ano estão mais firmes, diante de boas margens de esmagamento e forte demanda externa para o óleo de soja.

Jose Roberto Gomes/Reuters

A Agroconsult cortou sua previsão para a produção de soja para 124,6 milhões de toneladas

A produção de soja do Brasil deve atingir 124,6 milhões de toneladas na safra 2021/22, estimou hoje (17) a consultoria Agroconsult com um novo corte em relação aos 125,8 milhões projetados anteriormente após efeitos da seca no Sul.

O resultado, divulgado após avaliação de campo pelo Rally da Safra, representa uma queda de 10,6% quando comparado ao recorde da temporada anterior.

LEIA TAMBÉM: Fertilizantes em tempo de guerra: Por que os Estados Unidos saem na frente do Brasil nessa corrida

A falta de chuva e altas temperaturas em Estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul pressionou o rendimento nacional das lavouras, e a produtividade médio do país foi estimada em 50,9 sacas por hectare, recuo de 14,1% ante o ciclo anterior.

Em Mato Grosso, principal Estado produtor da oleaginosa, as lavouras precoces tiveram desempenho positivo e o terço final da safra perdeu produtividade por excesso de chuvas, disse a jornalistas o coordenador do Rally, André Debastiani.

Ainda assim, a produtividade da soja mato-grossense deve alcançar 60,7 sacas por hectare, alta de 4,8% sobre o ciclo anterior –contribuindo para amenizar as perdas em outros locais.

Para o milho, a consultoria manteve os números para a segunda safra em 92,2 milhões de toneladas.