AgroRound: Simental, Cresol, JBS e outras notícias do campo

21 de março de 2022

Em assembleia realizada na última sexta-feira (18), a ABCRSS (Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil) elegeu uma nova diretoria. Foi a primeira vez, nos últimos 22 anos, que a entidade elegeu um novo presidente.

Alan Fraga deixa o cargo e passa suas funções para Bernardo Vasconcellos, selecionador das duas raças. O processo foi simples e por consenso, sem formação de chapas disputando o cargo. 

LEIA TAMBÉM: Brasil desenvolve seu primeiro capim braquiária, uma planta destinada ao gado

“É uma convocação irrecusável e um motivo de muita honra”, afirma Vasconcellos, presidente eleito para o biênio 2022 a 2024. “O apoio dos associados é indispensável para trilhar o caminho do avanço, do crescimento e do sucesso para as raças e para a pecuária do Brasil”.

Atuante na criação de bovinos há mais de 30 anos, ele já foi presidente do Núcleo Mineiro dos Criadores das Raças Simental e Simbrasil.

AGCO troca parte da frota por caminhões mais sustentáveis

A AGCO, multinacional norte-americana de máquinas agrícolas, substituiu parte de sua frota de caminhões por modelos mais sustentáveis, movidos a eletricidade ou gás GNV. Na primeira etapa são 16 veículos, cerca de 20% da frota de logística dedicada às operações inbound. A redução de emissão pode chegar a 480 toneladas de CO2 por ano.

“Estamos priorizando as ações de sustentabilidade e parcerias que causam maior impacto positivo e de forma mais imediata”, afirma Rafael Jesus, gerente de distribuição e transportes da AGCO América do Sul. 

A meta da companhia é que entre 30% a 40% das operações sejam realizadas por caminhões movidos a eletricidade e gás GNV no médio prazo. “Acompanharemos durante o ano de 2022 os quesitos como adequação de infraestrutura do país, e está sendo preparado um plano consistente de expansão, alinhado com os objetivos da corporação”, afirma Jesus.  A entrega dos primeiros caminhões terá início em março e seguirá até novembro. 

Cresol e Ecoagro fazem emissão do primeiro CRA

A Cresol, cooperativa de crédito agrícola com sede no Paraná, assinou um convênio com o grupo Ecoagro, empresa que estrutura operações financeiras para o agronegócio. O objetivo foi emitir a primeira CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio) para o cooperativismo financeiro. 

A parceria possibilitará a captação de recursos no mercado para serem disponibilizados aos associados da cooperativa no Rio Grande do Sul.

“Hoje temos uma boa capacidade de captação de recursos, além de parceiros como BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), BRDE (Banco de Desenvolvimento) e bancos privados, mas percebemos que a demanda é muito maior”,  comenta Cledir Assisio Magri, presidente da Cresol Confederação. “Por isso é preciso buscar novas fontes, e essa operação do CRA vem ao encontro dessa expectativa dentro do nosso planejamento.”

JBS premiará estilistas de bolsas e calçados

A unidade de negócios de couros da JBS, processadora de carnes bovina, frango, suína e ovina, abriu inscrições para o concurso “Design Kind Leather”. O objetivo é premiar estilistas que desenvolverem produtos utilizando o couro conhecido como “Kind Leather”,  um dos mais sustentáveis do mercado.

A ideia é fortalecer o conceito desse couro sustentável e dar maior visibilidade aos profissionais criativos da moda engajados com um impacto ambiental positivo. Segundo estudo da companhia, o couro reduz a quantidade de resíduos gerados pela produção em até 92,6%.

Surfista receberá apoio de empresa do agro

A SulGesso, empresa sediada em Imbituba (SC), que produz fertilizantes e sulfato de cálcio, vai patrocinar Natan Rosa, surfista de 14 anos que participa da categoria iniciante do esporte em competições nacionais.

“Apoiar um jovem talento local é muito inspirador. Além do talento, o Natan é um jovem educado e estudioso”, afirma Marcelo Fortunato, diretor de novos negócios da empresa. “Como somos uma empresa que traz no seu DNA a preocupação com o meio ambiente e com o crescimento do nosso município, entendemos que com esse gesto também estamos apoiando a comunidade imbitubense.”

O atleta mirim já se prepara para a próxima competição, a primeira etapa do Catarinense de Surf, na praia da Joaquina, em Florianópolis, nos dias 25 e 26 de março. 

Empresa de sedas vai plantar 100 mil árvores

A Papelito, empresa brasiliense de papel de enrolar, anunciou que vai plantar 100 mil árvores em diferentes regiões do Brasil até 2027. A ação, que será iniciada na Amazônia, contará com o apoio do Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia) e a ONG One Tree Plantes.

Na primeira etapa será plantado 1 hectare de sistemas agroflorestais com café conilon, açaí e cacau na região de Apuí, localizada ao sul do rio Amazonas. O plantio inicial será feito no período de chuvas, entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023. O plano é de 20 mil hectares por ano.

Bem Brasil Alimentos abre mais um linha de produção

A Bem Brasil Alimentos, empresa de batatas pré-fritas congeladas, passou a operar em definitivo sua nova linha de produção em Perdizes (MG).

Além de dobrar a capacidade da companhia, chegando à produção anual de 500 mil toneladas, a planta permitirá a ampliação de portfólio. O investimento de R$ 700 milhões gerou mais de 350 empregos diretos.