A Google, empresa norte-americana de tecnologia, está lançando pela primeira vez no Brasil o seu programa “Google for Startups Accelerator” com o objetivo de impulsionar empresas que desenvolvem soluções ligadas à sustentabilidade. Nessa chegada, a companhia escolheu duas startups do agro para apoiar.
Uma delas é a ManejeBem, agtech de Florianópolis (SC) que criou um software de assistência técnica que conecta produtores familiares à indústria e levanta dados ambientais, sociais e econômicos da comunidade rural. A outra selecionada é a Tarvo, sediada em Campinas (SP), que desenvolve estações e armadilhas automáticas para o monitoramento de pragas agrícolas.
Ao longo de três meses, as agtechs receberão suporte do Google para aprimorar o conhecimento em ferramentas de nuvem, machine learning, anúncios e outras. Também serão realizadas mentorias para o desenvolvimento de lideranças.
Cibra investe R$ 250 milhões para construir nova fábrica
A Cibra, fabricante de fertilizantes de Camaçari (BA), anunciou nesta semana o investimento de R$ 250 milhões na construção de uma nova fábrica na região do Porto de Itaquí, em São Luís (MA).
“A nova fábrica vai atender a uma região de alto crescimento da produção agrícola e de alto consumo de fertilizantes”, diz Santiago Franco, CEO da Cibra.
Bayer lança hub de experiências online
A Bayer, multinacional alemã de nutrição, lançou dentro de seu site “Agro Bayer Brasil” uma nova funcionalidade chamada de “Área Logada”, que funciona como um hub de experiências online.
Na área, o agricultor conseguirá visualizar cotações de mercado em tempo real, podendo personalizá-las de acordo com a cultura de escolha, ler os destaques de mídia, ter acesso a boletins diários sobre o clima da sua região e receber outros conteúdos customizados.
“Nos últimos anos, trabalhamos fortemente na digitalização da nossa relação com os clientes e parceiros”, explica Vinicius Faião, diretor de experiência do cliente da divisão agrícola da Bayer. “Nossa prioridade é estar cada vez mais próximo dos agricultores, para que possamos entender suas dores e entregar soluçõe
Marfrig lança e-commerce direto para consumidor
“O e-commerce representa uma evolução dos negócios e complementa nosso modelo de negócio online, até agora concentrado na chamada venda B2B (business to business), para estabelecimentos comerciais (restaurantes, açougues, redes de lanchonetes)”, diz Kátia Almeida, gerente nacional de marketing e trade marketing da Marfrig.
A executiva afirma que ainda este ano a companhia planeja criar lojas online em plataformas como iFood e Rappi.
Abrapa apresentará algodão responsável em Davos
“A conferência será uma plataforma ideal para a troca de conhecimento sobre as melhores práticas e a partilha de modelos bem-sucedidos”, afirma Júlio Busato, presidente da entidade brasileira. “Pretendemos divulgar os investimentos feitos pelo setor em rastreabilidade não só da cadeia produtiva, mas também da cadeia têxtil com as informações de origem ao alcance do consumidor final”.
A fala da Abrapa será no painel do dia 18 que tratará especificamente sobre a fibra. A programação também prevê ainda discussões sobre o caminho para têxteis totalmente de base biológica até 2050.
Basf doa R$ 1 milhão para instituições sociais
A empresa química alemã Basf iniciou nesta semana a terceira edição da campanha “Doe alimentos para quem tem fome”, que tem o objetivo de apoiar pessoas em situação de insegurança alimentar. A empresa está doando cerca de R$ 1 milhão para a compra de cestas básicas para famílias nas cidades da América do Sul onde está presente.
A campanha pretende impactar mais de 17 mil pessoas das cidades de Camaçari (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE) e nas paulistas Guaratinguetá, Indaiatuba, Jacareí, São Bernardo do Campo, São Paulo e Santo Antônio de Posse.
Mulheres do Agronegócio Brasil lança 8ª edição da campanha “Lenços do Agro”
O Mulheres do Agronegócio Brasil, blog dedicado ao universo feminino do agro, lançou nesta semana uma nova edição da campanha “Lenços do Agro”, que arrecada doações de lenços para presentear mulheres que enfrentam o tratamento de câncer. A campanha também aceitará doações de produtos para uso pessoal, como maquiagem, produtos higiênicos e de cuidados pessoais e bijuterias.
“Todos esses itens possibilitam a melhora da autoestima das pacientes. Os lenços não curam o câncer, mas aproximam e acalentam”, afirma Andrea Cordeiro, que idealizou a campanha após ter realizado cirurgias para a retirada de nódulos da mama, ovário e útero. “A descoberta dos nódulos me transformou e me impulsionou a intensificar completamente o meu envolvimento com a campanha.”
Minerva Foods exporta carne carbono neutro aos Emirados Árabes Unidos
A Minerva Foods, uma das principais produtoras brasileiras de carne in natura, anunciou na quarta-feira (14) o embarque de carne Carbono Neutro a partir de suas operações no Uruguai, com destino aos Emirados Árabes Unidos.
Para receber o selo CO2 Neutral, a produção passou pela mensuração de emissões com a compensação do excedente por meio de créditos de carbono, intermediada pela MyCarbon, subsidiária da Minerva Foods que atua no mercado de carbono. A contabilização incluiu as etapas da criação do produto, desde a produção na fazenda, até o transporte ao destino.
Este é o segundo embarque de produto certificado carbono neutro realizado pela empresa neste ano.
Suzano e Fundação BB apoiam produção de mel no Tocantins
Cerca de 800 pessoas devem ser beneficiadas com a iniciativa, que envolverá cinco associações e uma cooperativa. O projeto atuará nos municípios de Angico, Santa Terezinha do Tocantins, Riachinho, Nazaré e Darcinópolis, onde há famílias em situação de alta vulnerabilidade social.
“Esse projeto de apicultura fortalecerá as associações com a consequência de uma melhoria das condições de vida das famílias, além da conservação ambiental’’, afirma Cristina Gil, diretora executiva de sustentabilidade e comunicação da Suzano.
São Paulo registra safra recorde de trigo
“Conseguimos atingir as expectativas da safra paulista de produção de 400 mil toneladas de trigo e ainda esperamos ampliar essa quantidade, com alguns dados de produtores, cooperativas e cerealistas que ainda não foram contabilizados”, afirma Ruy Zanardi, presidente da câmara.
De acordo com Luciano Furlan, gestor da divisão trigo da ADM, o clima tem sido um importante fator para determinar o volume e a qualidade das safras pelo mundo. “A Argentina chama a atenção pois se encontra em uma situação bastante diferente em relação ao ano passado. Em 2022, devido à seca, apenas 17% da produção apresenta condições boas ou excelentes”, compara.
Viasat e Broto vão oferecer serviço de internet via satélite
A empresa global de comunicações Viasat e a Broto, plataforma digital do Banco do Brasil para produtores rurais, anunciaram uma parceria para oferecer internet via satélite para pequenos e médios produtores ligados à plataforma.
“Os produtores rurais clientes do Broto poderão ter conectividade para acessar ferramentas digitais essenciais para ajudá-los a permanecerem competitivos no mercado”, pontua Leandro Gaunszer, diretor geral da Viasat Brasil.
E-ctare cria projeto para recuperação de áreas degradadas
A E-ctare, agfintech de São Sebastião do Paraíso (MG), anunciou nesta semana a criação do projeto Recupera, que visa a plantação de milho consorciado com capim em parceria com produtores familiares do sertão do Nordeste. O objetivo é que o cereal resultante seja transformado em silagem e alimento para vacas leiteiras no período de seca onde não há pastagem disponível
“Nos engajamos nesse desafio e criamos linhas de crédito para os produtores de leite aumentarem seu rebanho e crédito para infra estrutura”, explica Marcell Salgado, CEO da startup.
Os outros pilares ESG do projeto consistem em melhorar a renda dos produtores do sertão e levar mais informação e governança ao processo de crédito e a produção agrícola. “Não damos o peixe e sim a vara para o produtor pescar”, afirma Salgado.
Três Corações inclui cafeicultoras em concurso
“O concurso é uma enorme oportunidade para que as produtoras se motivem e se desafiem a cultivar o seu melhor café”, afirma Patrícia Carvalho, líder do projeto na empresa cearense.
As primeiras colocadas receberão R$ 25 mil em dinheiro, terão o lote adquirido pelo dobro da cotação e ganharão uma viagem com acompanhante para a Colômbia. As segundas colocadas receberão R$ 15 mil e mais o valor da compra do lote pelo dobro da cotação. As produtoras classificadas em terceiro lugar serão premiadas com R$10 mil e a compra do lote pelo dobro da cotação.
Capacidade brasileira de processamento de oleaginosas avança 4,1%
Com relação à capacidade ativa da indústria, verificou-se uma elevação de 5,0%, com aumento da participação de plantas em atividade no total do processamento de 88,0% em 2020, quando o último levantamento foi realizado, para 88,7% neste ano.
A estratificação por tamanho de planta permitiu concluir que houve um incremento na capacidade das unidades de grande porte (acima de quatro mil toneladas produzidas por dia), saltando de 5,5 milhões de toneladas ao ano em 2020 para 8,7 milhões em 2022.
Aurora Coop patrocina a 14ª edição de reality show
A Aurora, cooperativa de Chapecó (SC) com 100 mil famílias filiadas, anunciou nesta semana que está patrocinando a 14ª edição do reality show A Fazenda. A empresa deve realizar ao longo do programa cerca de nove ações para promover visibilidade aos seus negócios que incluem a produção de carnes, lácteos e outros.
Esta é a segunda vez que a cooperativa patrocina o reality show exibido pela Record TV.
Agtech gera laudo socioambiental em poucos dias
A Agrocheck, agtech sediada em São Paulo (SP), lançou uma tecnologia que gera entre três a cinco dias um laudo socioambiental completo com base em dados de qualquer área desejada de uma propriedade rural.
“Fazemos análises individuais geradas por mais de 100 satélites de imageamento, atreladas a um banco de dados geoespacial que tem mais de um petabyte onde, além das imagens estão armazenados cerca de 9,5 milhões de registros de propriedades rurais; dados socioambientais, logísticos, jurídicos, financeiros”, explica Alex Kalef, um dos diretores da startup.
ALTA e IICA fecham acordo para combustíveis de aviação sustentáveis
A ALTA (Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo) e o IICA (Instituto Interamericano de Cooperação sobre Agricultura) assinaram ontem (15) um acordo de cooperação no âmbito para fortalecer a implementação de produção, comercialização e uso de SAF (combustíveis sustentáveis de aviação).
O acordo estabelece as bases para que ambas as organizações avancem na implementação conjunta da “Visão 2050” proposta pela Organização da Aviação Civil Internacional, que apela à indústria e outras partes interessadas que utilizem uma proporção significativa de SAF até 2050.
“Os biocombustíveis tornaram-se uma importante ferramenta para a descarbonização do transporte e é o setor agrícola que fornece as matérias-primas fundamentais para industrializar e produzir esses combustíveis biológicos mais ecológicos”, afirma Gabriel Delgado, coordenador da região sul e representante do IICA no Brasil