A empresa, dona também de marcas como Ferrero Rocher, Kinder e Tic Tac, aposta ainda nos lançamentos e numa estratégia de “regionalização do varejo” no país, onde obteve crescimento de 50% nos últimos dois anos, o que ajudou a multinacional a posicionar o Brasil entre seus dez maiores mercados.
Leia mais: Corteva Agriscience compra a líder de biológicos Symborg
“A Ferrero aposta que o Brasil é um dos países-chave para o seu negócio e vem mantendo os planos de investimentos no país. Por isso, diante de cenário vivenciado pelos consumidores brasileiros, a tática da Ferrero tem sido a adaptação”, disse o CEO da Ferrero para a América do Sul, Max de Simone, em nota antecipada à Reuters.
“Entendemos a limitação do bolso do consumidor e criamos alternativas e formatos diferenciados, mantendo o padrão de qualidade, essência da marca”, acrescentou ele, referindo-se a embalagens de Ferrero Rocher com quatro unidades, em vez da de oito.
De uma maneira geral, o mercado de chocolate está forte no país, com a produção tendo crescido mais de 11% no primeiro semestre, informou na véspera a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).
A empresa, que lançou o Kinder Creamy (creme com cacau, leite e flocos de arroz) em setembro no Paraná e Ceará, lançará em outubro o Hanuta (wafer recheado com creme de avelã e cacau), em 17 Estados brasileiros.
O grupo, que ainda não trabalha com cacau do Brasil pela característica da amêndoa nacional e sua compatibilidade com o “blend” do chocolate da Ferrero, programa outros lançamentos no país para o primeiro trimestre de 2023, disse a companhia, sem dar detalhes.
Regionalização
Para entender como consumidores reagem e quais produtos têm mais aderência entre os clientes de cada localidade, a Ferrero –terceiro maior produtor global de doces e chocolates– está investindo em uma estratégia de regionalização no Brasil.
De outro lado, nos últimos anos, a Ferrero também reforçou negócios em um portfólio capaz de resistir a altas temperaturas, como é o caso de Kinder Joy, Nutella B-Ready, Tic Tac e a própria Nutella.