Lucros e vendas da Louis Dreyfus aumentam

22 de setembro de 2022
Pascal Rossignol/Reuters

Colheita de trigo em Rumilly, no norte da França

A trading global de produtos agrícolas Louis Dreyfus Company (LDC) reportou aumento das vendas e lucros no primeiro semestre, dizendo que utilizou sua ampla rede de fornecimento para se adaptar às interrupções ligadas à guerra na Ucrânia, a fim de aumentar os volumes e se beneficiar dos preços mais altos.

A LDC, cujos rivais incluem ADM, Bunge e Cargill, disseram que as vendas líquidas nos seis meses encerrados em 30 de junho subiram para US$ 30,3 bilhões, de US$ 24 bilhões um ano antes, enquanto o lucro líquido subiu para US$ 662 milhões, de US$ 336 milhões.

Os ganhos das tradings internacionais de grãos foram impulsionados por preços altos e oferta apertada, com a tensão do mercado elevada pela invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro.

“Apesar das possibilidades de originação muito limitadas do Mar Negro, aumentamos os volumes embarcados no primeiro semestre do ano”, disse o presidente-executivo Michael Gelchie em um relatório nesta quinta-feira.

O aumento das vendas refletiu uma alta de 0,9% ano a ano nos volumes e preços mais altos, disse a LDC no relatório.

Como outras empresas estrangeiras de grãos, a LDC reduziu as operações na Ucrânia e na Rússia este ano devido à guerra. Produtos provenientes desses dois países representaram menos de 4% de suas vendas no ano passado.

Na Ucrânia, as operações continuam em um nível reduzido, disse a LDC. Ela relatou provisões e prejuízos de US$ 118 milhões para a Ucrânia dentro de seu custo de vendas em 30 de junho.

Nenhuma vítima de guerra foi relatada entre os funcionários na Ucrânia, embora estoques de trigo em um silo de terceiros tenham sido destruídos, disse.

Para a Rússia, o grupo retomou as operações na medida do possível por compromissos comerciais e sanções, acrescentou.