Suco de laranja dispara na ICE com furacão Ian perto da Flórida; Cargill fecha fábricas

28 de setembro de 2022
Guettyimages_Angie

Com furacão ameaçando lavouras, contratos de suco de laranja subiram até 5,5%

Os contratos futuros de suco de laranja negociados na bolsa ICE subiram até 5,5% hoje (28), diante da aproximação do furacão Ian da costa da Flórida, ameaçando danificar lavouras da fruta no maior Estado produtor dos EUA.

As empresas de carne também se preparam para a tempestade atingir o sudeste dos Estados Unidos, onde o gado e aves são criados. A Cargill fechou instalações que lidam com produtos que vão de grãos a sal.

Leia mais: 7 de cada 10 brasileiros veem o agro como algo positivo, diz pesquisa

Os meteorologistas dizem que Ian desencadearia ondas altas impulsionadas pelo vento e chuvas torrenciais que podem causar inundações costeiras de até 3,7 metros na Flórida.

Os futuros de sucos já haviam ganhado mais de 2% antes da tempestade, ontem (28). Os riscos aumentaram para as plantações à medida que a rota de Ian mudou um pouco.

“A tempestade mudou para o leste e mais para o sul durante a noite, colocando mais laranjas em perigo”, disse Judy Ganes, analista de soft commodities da J.Ganes Consulting.

Os preços do suco de laranja já subiram este ano, já que a produção da Flórida deve cair drasticamente devido a uma doença causada por fungos.

A Flórida também é o maior produtor de cana-de-açúcar dos EUA, mas as lavouras estão localizadas mais a oeste do caminho da tempestade.

“Os talos da cana-de-açúcar tendem a dobrar (devido aos ventos) em vez de quebrar”, disse Janes.

As empresas alimentícias e agrícolas estão adotando medidas preventivas.

A Cargill fechou as instalações de processamento de grãos, embalagem de sal e amidos e adoçantes na área de Tampa, Flórida, disse o porta-voz Daniel Sullivan. A empresa também fechou uma instalação de nutrição animal na área de Poinciana-Kissimmee, disse ele.

Cal Maine Foods , a maior produtora de ovos com casca dos EUA e criadora de aves poedeiras na Flórida, começou a se preparar para a tempestade há uma semana e a está acompanhando de perto, disse o diretor financeiro Max Bowman.

A Perdue Farms, que cria aves, está garantindo que as fazendas tenham ração suficiente, disse a porta-voz Diana Souder. A empresa privada está ajustando os cronogramas de entrega e processamento conforme necessário, disse ela.

A Tyson Foods , a maior empresa de carnes dos EUA em vendas, está se preparando para enviar uma equipe de socorro a desastres, disse a porta-voz Kelly Hellbusch.