ONU espera avanço em negociações para exportações russas de fertilizantes

15 de dezembro de 2022

Agricultor dirige um trator espalhando fertilizante em um campo de soja perto de Brasília

Adriano Machado/Reuters

Trator espalhando fertilizante em um campo de soja

Um alto funcionário da ONU expressou otimismo hoje (15) de que haveria avanço nas negociações para facilitar as exportações de fertilizantes russos.

Uma extensão do acordo de exportação de grãos pelo Mar Negro foi acertada em novembro, embora a Rússia tenha reclamado que suas preocupações com as exportações de fertilizantes não foram endereçadas.

A secretária-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, Rebeca Grynspan, responsável pela área de fertilizantes do acordo, disse que está focada em superar os obstáculos remanescentes desde a renovação.

“Estou cautelosamente otimista de que podemos ter um progresso importante em breve”, disse ela a repórteres em Genebra. Ela se recusou a dar mais detalhes sobre as razões de seu otimismo.

Representantes russos e ucranianos discutiram anteriormente a possibilidade de a Rússia retomar as exportações de amônia, usada para produzir fertilizantes, em troca de um acordo que libertaria um grande número de prisioneiros ucranianos e russos.

O chefe do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) disse na quarta-feira que um grande acordo de troca de prisioneiros de guerra era uma “possibilidade” no conflito Ucrânia-Rússia.