Olivícola argentina é a primeira colocada no Ranking Mundial do Azeite

5 de janeiro de 2023
Divulgação

Azeites produzidos no mundo são listados em ranking, de acordo com premiações

A produtora de azeitonas e azeite de oliva de Mendoza, na Argentina, a Olivicola Laur, localizada na região de Maipú, volta ao top 1 do EVOO (Extra Virgin Olive Oils) Word Ranking, pelo segundo ano consecutivo.

Fundada em 1889, e pertencente à família Millán (dona do Átomo Supermercados, Bodega Los Toneles), a Laur conquistou o prêmio máximo pelo segundo ano consecutivo, ficando à frente de países como Espanha, Portugal, Turquia, Itália e Tunísia.

LEIA MAIS: Rosto de Messi começa a surgir desenhado nas lavouras argentinas

A empresa foi pioneira não só na implantação de oliveiras em Mendoza, mas também na indústria do azeite. Em 2021, consolidou-se como a número um no Ranking Mundial do Azeite. Esse marco histórico para o setor se repetiu na nova edição do EVOO Word Ranking 2022, anunciada no dia 28 de dezembro, colocando Laur no Top 100 dos melhores produtores de azeite de oliva do mundo (o Brasil tem quatro produtores na lista dos 100 nomes: Prosperato, 22º lugar; Estância das Oliveiras, 59º; Lagar Agroindústria, 65º; Verde Louro, 91º).

O EVOO World Ranking é uma classificação sem fins lucrativos, que foi criada para promover os azeites extra virgens mais premiados do mundo, com o objetivo de educar os consumidores. O objetivo é premiar os azeites extra virgem que tenham participado de concursos realizados durante o ano em todo o mundo, e reconhecidos pelo EVOOWR.

As provas desses concursos devem ser às cegas, realizadas por júris internacionais especializados. Todos os anos, antes do início do calendário da competição, é publicada a lista dos eventos que serão considerados para a elaboração do ranking. As provas são classificadas por continente e país, sendo o concurso mais importante o Mario Solinas Quality Award, promovido pelo IOC (International Olive Council). Os ganhadores também são classificados por número de amostras e países participantes.

A Olivicola Laur, que produz mais de 600 toneladas (cerca de 1 milhão de garrafas de azeite por ano), incluindo suas marcas Clásico Extra Virgem Orgânico, Blend de Terroir Cruz de Piedra Organic, Blend de Terroir Altos Limpios, Blend de Terroir Medrano, Gran Mendoza Premium, Contraviento e Gran Laur, participou de 12 concursos durante 2022. Os azeites alcançaram um total de 134 prêmios, chegando a uma pontuação de 7.041 pontos, o que a coloca bem acima do segundo colocado, com 5.704 pontos.

O ranking é realizado há cerca de 13 anos com base no sistema de classificação WRW&S (World Ranking Wine & Spirit), criado em 1997 pela WAWWJ (World Association of Journalists of Wine and the Spirit).

“Foi outra grande alegria que o azeite de Mendoza nos deu, em uma época cheia de campeonatos. Trabalhamos duro para manter a posição de número um no mundo que alcançamos no ano passado”, disse Gabriel Guardia, gerente geral da Olivicola Laur, que é enólogo, especialista em azeite e mestre, formado em Modena na produção de vinagre balsâmico tradicional. “Não tínhamos grandes esperanças devido ao nível da competição. Não éramos os favoritos para que o feito se repetisse, mas claramente o trabalho, o esforço e o produto alcançado colocaram Laur em primeiro lugar novamente. Temos o prazer de reafirmar esta conquista”.

Isso se traduz em uma conquista não só para Mendoza, mas para toda a América Latina, que reafirma seu lugar na olivicultura, em meio às grandes empresas europeias. Os produtos da Olivicola Laur já são exportados para China, Japão, Alemanha, Canadá, Suíça, Brasil, Panamá, Uruguai, Paraguai, Chile, Costa Rica, Ilha de Guadalupe (Caribe) e Estados Unidos.

“Tenho muito orgulho de fazer parte dela e não me surpreende que esteja mais uma vez em primeiro lugar, porque responde a padrões de ponta em todos os seus processos”, disse o renomado chef Christophe Krywonis, embaixador da Marca para 2022. “Às vezes, não apreciamos o que significa um concurso dessas dimensões, pois não é uma pessoa que pontua, mas um júri especializado composto por vários membros que se concentram em todos os detalhes do produto. Laur fala por si mesma, conquistando o júri e o consumidor com seu melhor desempenho.” E ainda pontua que os “olivicultores Laur e Acetaia Millán mostram que na Argentina existem empresas que fazem as coisas muito bem, que possuem um produto de alta qualidade e que se destaca internacionalmente”.

Confira quais são os 10 melhores do mundo:

1. Olive Farm Laur – Argentina
2. Galo Mundial – Portugal
3. Almazaras de la Subbetica – Espanha
4. Nova Vera Gida – Turquia
5. Adonis Olive Oil – Tunes
6. Mediterre Eroffod SA – Grécia
7. Domecico Manca SPA – Itália
8. Aceites Oro Bailen Galgon – Espanha
9. Agricultura Helênica – Grécia
10. Melissa Kikizas Terra Creta – Grécia

* Reportagem publicada na Forbes Argentina