Itaú BBA, JPMorgan e Santander vão auxiliar governo na emissão de títulos sustentáveis

14 de julho de 2023
Reuters

Vista aérea de um lago natural alimentado por uma nascente na bacia do rio Amazonas perto de Manaus

O Tesouro Nacional informou nesta sexta-feira (14) que concedeu mandato condicional aos bancos Itaú BBA, JPMorgan, e Santander para auxiliar na emissão inaugural de títulos públicos soberanos sustentáveis.

Segundo o Tesouro, os bancos prestarão assessoria técnica no processo de revisão do arcabouço que o governo está preparando para guiar as emissões sustentáveis e também darão assistência na estruturação e emissão dos títulos.

Os novos títulos serão lastreados em dotações orçamentárias do governo federal voltadas ao desenvolvimento sustentável, que incluem ações e projetos relacionados a temas ambientais e sociais, segundo o Tesouro.

Em maio, o governo criou um comitê interministerial para desenvolver o arcabouço para as emissões, mirando lançar um primeiro título com esse perfil ainda este ano.

Autoridades do Tesouro Nacional já disseram à Reuters que o primeiro título verde do país provavelmente levantará cerca de 2 bilhões de dólares, que serão possivelmente divididos em duas parcelas.

Na nota divulgada nesta sexta, o Tesouro acrescentou que durante o processo de elaboração do arcabouço e de estruturação do título público sustentável inaugural, seguirá monitorando as condições de mercado para eventuais emissões tradicionais de dívida externa.