Executivos do porto citaram um aumento significativo nos embarques de grãos em geral, mas destacaram a soja, cujo volume de exportação saltou 22,4% depois que o Brasil colheu sua maior safra de todos os tempos em 2023.
As exportações de soja representaram 6,5 milhões de toneladas do total embarcado no primeiro semestre via Paranaguá, ou quase 60%, segundo autoridades. Em seguida, veio o farelo de soja, com cerca de 24% dos embarques totais, e o milho, que representou cerca de 17% — ou 1,9 milhão de toneladas.
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Em 2023, o Brasil também está colhendo safra recorde de milho, ajudando a aumentar a demanda por serviços portuários nos primeiros meses do ano. Tradicionalmente, o Brasil exporta a maior parte do milho no segundo semestre, quando compete com o produto norte-americano nos mercados globais.
De acordo com analistas, problemas com a oferta da Ucrânia e a nova demanda da China, que aprovou importações brasileiras de milho em dezembro passado, também estão aumentando a demanda pelo milho brasileiro este ano.
As autoridades de Paranaguá disseram que os resultados do primeiro semestre também refletem o aumento da eficiência portuária, citando o tempo médio de atracação no corredor leste caindo para 2,35 dias em junho, de 2,84 dias em junho do ano passado.